Consultoria na atividade de auditoria interna governamental foi tema do primeiro debate do Encontro Nacional desta semana

15 de Setembro de 2020 ← ver outras

Caso prático da consultoria foi abordado durante o evento. 

 

Hoje, 15, o tema “Consultoria no Âmbito da Atividade de Auditoria Interna” foi discutido no XVI Encontro Nacional de Controle Interno promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e pela Controladoria-Geral da União (CGU). O evento contou também com o apoio da Controladoria-Geral do município de Belo Horizonte A controladora-geral do Município de João Pessoa, Regina Santos, foi a mediadora do evento. Os dois debatedores foram a gerente de Controle Interno do Tribunal de Justiça da Paraíba, Rossana Guerra, e o coordenador-geral de Auditoria das Áreas de Justiça e Segurança Pública da CGU, Sidney Cardoso Vanderlei.  

 

Regina iniciou o painel ressaltando que é necessário “que a gente se permita pensar”, uma vez que as expressões importantes para um auditor, na atividade de consultoria, seriam: aprendizado, saber falar e negociar e ter habilidade sistêmica. 

 

“O serviço de consultoria se destina a atender um cliente direto de um serviço”, explicou Rossana. Para seguir com seu raciocínio, a debatedora esclareceu o contexto das organizações públicas e lembrou que é necessário maturidade suficiente das instituições para trabalhar com consultoria. Além disso, Guerra lembra que “explicar claramente os limites de atuação possível, dentro das normas e dentro nas nossas possibilidades é um ponto crucial nessa orientação” e, que “ser criativo” é uma habilidade que o consultor deve ter. 

 

Sidney exibiu um caso prático de consultoria, realizado pela CGU, para o aprimoramento do Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP). Ressaltou que “o serviço de consultoria, necessariamente, é pedido pelo gestor, devendo existir uma formalização desse pedido.” Além disso, apresentou como foi elaborado o modelo padrão do termo de compromisso, com os objetivos, prazos, responsabilidades, entregas, escopo e não escopo. Vanderlei também destacou o foco das consultorias para os processos estratégicos, "o olhar nosso para a consultoria tem que ser para aqueles processos que são estratégicos, onde existe um risco grande para o atingimento de objetivos da unidade e que podem impactar na sua imagem". 

 

Apresentações: 

 

Apresentação da Rossana Guerra 

Apresentação do Sidney Vanderlei 

Assista ao debate na íntegra AQUI 

 

Próximos debates 

 

O XVI Encontro Nacional ainda não acabou, ainda temos mais três debates importantes a serem discutidos. Inscreva-se em nosso canal do YouTube: youtube.com/conaciorg e ative as notificações. 

 

IMPORTANTE: o link para fazer inscrição e ser certificado no evento é disponibilizado na descrição do vídeo durante a live, fique atento e faça a sua inscrição. Não há inscrição prévia. 

 

Confira os próximos temas: 

Dia 17/09   

4) Exigência de Programas de Integridade em Contratações: Aspectos Jurídicos, Análise de Impacto Regulatório e Experiências   

Convidados:   

Pedro Ruske – diretor de Promoção da Integridade (CGU)  (a ser confirmado)   

Joyce Chagas de Oliveira – subcontroladora de Governança e Compliance da CGDF   

Moderador: Bernardo Barbosa - advogado e consultor    

   

Dia: 22/09   

5) Construção de um modelo de capacidade para as corregedorias    

Convidado:   

Gilberto Waller – corregedor-geral da União (CGU)   

Moderador: Daniel Avelar - subcontrolador de correição da Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte (CTGM/BH)    

   

Dia: 24/09   

6) Gerenciamento de Pessoas na Auditoria Interna: os Papéis da Liderança e da Motivação na Escalada de Capacidades   

Convidados:   

Paulo Grazziotin - Secretário de Controle Interno do Ministério da Defesa   

Dheymia Lima – Auditora do Banco da Amazônia e Líder “Somos Auditores”    

Moderador: Marcus Braga – Auditor Federal de finanças e controle 



Rede Ouvir PE e Amupe discutem realização de diagnóstico sobre ouvidorias municipais

Um diagnóstico com o objetivo de identificar a realidade das ouvidorias municipais de Pernambuco começará a ser realizado na próxima semana. A partir desse...

saiba mais

CGE busca aprimorar o processo de monitoramento de providências

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) está reunindo, por videoconferência, os servidores que atuam nas Unidades Setoriais de Controle Interno (Unisecis)...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018