Controladoria de Pernambuco adere a modelo internacional de auditoria interna

A partir deste mês de outubro, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) inicia, efetivamente, o processo de adesão ao Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM). A apresentação do novo projeto, que segue princípios, práticas e processos aplicados internacionalmente, ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 07, no auditório da Controladoria, no bairro do Espinheiro, no Recife, com a presença da secretária Érika Lacet, do secretário-executivo Caio Mulatinho e dos servidores da Casa.

 

Ao abrir a programação, a secretária destacou que a ideia de implantar o IA-CM na SCGE vem sendo amadurecida há algum tempo. “Fomos buscar experiências de instituições que já iniciaram o processo, a exemplo da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Distrito Federal, para amadurecer como poderia ser nossa abordagem”, frisou, destacando que a temática vem sendo amplamente discutida em todo o País. “O próprio Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) está muito envolvido na pauta e, hoje, aconselha a utilização do modelo, que também vem sendo implementado nos estados da Paraíba, Goiás, Piauí e Minas Gerais, além da cidade de Salvador (BA)”, ressaltou Érika Lacet.

 

Em sua fala, a secretária enfatizou a importância da participação de todos os servidores da SCGE para o pleno sucesso na implantação do programa. “Contamos com o apoio de vocês para desenvolver esta iniciativa, que tem o intuito de dar mais efetividade ao trabalho que realizamos e que, com certeza, vai consolidar Pernambuco como excelência nacional na área do controle interno. É uma iniciativa que deverá aprimorar ainda mais o nosso serviço, colocando a Controladoria como parceira da gestão pública, o que é mais importante em todo o processo”, disse.

 

Idealizado pelo Institute of Internal Auditors (Global) – IIA, o IA-CM é uma matriz que identifica os fundamentos necessários para uma auditoria interna eficaz no setor público. “Ela ilustra os níveis e estágios por meio do qual uma atividade de auditoria interna pode evoluir e melhorar os seus processos e práticas ao longo do tempo”, explicou Hugo Santiago, que responde pela Diretoria de Auditoria (Daud/SCGE), acrescentando que a estrutura do projeto consiste em cinco níveis de capacidade (maturidade), subdivididos em seis elementos da atividade de auditoria interna e 41 macroprocessos-chave, chamados de KPAs.

 

De acordo com o diretor de Planejamento e Gestão (DPGE/SCGE), Daniel Penaforte, os primeiros passos para a implantação do IA-CM na SCGE já foram dados em agosto último, com a capacitação de servidores no estudo da metodologia. “Em setembro definimos as metas e formamos a equipe que desenvolverá as atividades. Já em outubro, efetivamos o nosso compromisso, publicando no Diário Oficial do Estado portaria instituindo o grupo de trabalho que fará a autoavaliação da Controladoria até o dia 31 de dezembro deste ano”, enfatizou.

 

A meta, segundo ele, é chegar ao terceiro nível do IA-CM até dezembro de 2023. “Nesse estágio já seremos capazes de entregar serviços de auditoria em conformidade com os padrões internacionais de qualidade, gerando ainda mais confiança e credibilidade para a sociedade”, avaliou Érika Lacet.

 

AUDITORIA – De acordo com o IIA, a auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de avaliação e de consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. Ela auxilia uma organização a realizar seus objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028