Controladoria de Pernambuco cria Comitê de Gestão de Riscos

17 de Fevereiro de 2021 ← ver outras

A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) acaba de editar e publicar em seu site (www.scge.pe.gov.br), a Portaria 013/2021, criando o Comitê de Gestão de Riscos (CGR). O documento prevê mecanismos para que a SCGE desenvolva e implemente sua metodologia na área. “A proposta é mapear e planejar nossas ações, avaliando sempre os impactos para dirimir possíveis riscos à gestão e resguardando o interesse público”, destaca a secretária da SCGE, Érika Lacet.

 

Ainda de acordo com ela, a iniciativa já estava prevista dentro do planejamento estratégico definido pela Controladoria no período de 2019 a 2023. A criação do CGR também está adequada ao que determina o Decreto Estadual n° 46.855/2018, que dispõe sobre a política de governança da administração pública estadual direta, autárquica e fundacional, bem como a modelos nacionais e internacionais já estabelecidos.

 

Para a diretora de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC/SCGE), Cristiana Borges, este será um importante momento de discussão na Casa. “Esta metodologia é imprescindível para a proposição de controles adequados e eficazes, permitindo o atendimento dos nossos objetivos institucionais”, frisa, lembrando que a DMAC é a diretoria responsável por estudar e fomentar a Gestão de Riscos no Estado.

 

COMPOSIÇÃO – O Comitê é formado por representantes de vários setores da SCGE e será presidido pela assessora especial de Controle Interno (AECI), Daniela Gonzaga. Também integram o CGR, Silvana Melo, da Diretoria de Planejamento e Gestão (DPGE); Márcio Aurélio, da Diretoria de Auditoria (DAUD); Mateus Brito, da Diretoria de Correição (DCOR); Pedro Hilário e Tiago Fonseca, da DMAC; e Hugo Santiago, da Assessoria Técnica (AST).

 

Dentre as atribuições do CGR estão a elaboração da metodologia a ser implementada no âmbito da SCGE; a definição do escopo para a implantação inicial dessa metodologia; a implementação da metodologia estabelecida até a elaboração do plano de tratamento; a elaboração da Política de Gestão de Riscos da SCGE; e a criação, com o auxílio da Assessoria de Comunicação (ASC), do documento informativo de apresentação e divulgação interna da Metodologia de Gestão de Risco e seus resultados.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028



SCGE implanta programa de formação de líderes

Com foco na melhoria da gestão de pessoas no setor público, o Governo de Pernambuco, em parceria com a Fundação Lemann, promove o “Projeto de Desenvolvimento...

saiba mais

Governo do Tocantins contempla equipes de controle interno da Prefeitura de Gurupi com curso de suprimento de fundos

Oito dos 87 participantes do curso “Suprimento de Fundos”, realizado na tarde desta quarta-feira, 24, pela Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018