Controladoria do Estado retoma programa interno de meditação

Na tarde da última sexta-feira, dia 05, servidores da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) retomaram, de forma virtual, usando a plataforma Google Meet, o Programa de Atenção, Reconexão e Equilíbrio (PARE). Iniciado em outubro de 2019 – logo após a realização da Semana da Saúde Mental da SCGE –, o PARE precisou ser interrompido em 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus. Organizado pela Gerência de Gestão de Pessoas (GPP), por meio da Coordenadoria das Ações de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), a agenda do PARE na SCGE será mensal, ocorrendo sempre na primeira sexta-feira de cada mês, das 16h30 às 17h30.

 

O Programa tem como finalidade sensibilizar as pessoas sobre a importância de voltar-se para dentro de si mesmo e promover, consequentemente, seu autoconhecimento e desenvolvimento. O processo realizado e conduzido pelo comunicador social e terapeuta comunitário Gustavo Almeida, ou Guga Zen, como prefere ser chamado, consiste de práticas meditativas e debates filosóficos sobre o estar no mundo.

 

Usando métodos de meditação, ele levou o grupo de servidores a refletir sobre os efeitos da pandemia do novo coronavírus nas suas rotinas pessoais e profissionais. “Não há dúvidas de que estamos vivendo o momento mais estranho de nossas vidas. E, dentre as várias sensações que esse tempo provoca, a ansiedade pode nos atrapalhar bastante”, frisou Guga Zen.

 

Na ocasião ele destacou um pensamento do monge Thich Nhat Hanh (Thay) que diz: ‘Podemos ser distraídos pelo futuro. Uma pessoa ansiosa e com medo do futuro vive tão presa quanto quem não se esquece do passado. A ansiedade e a incerteza frente ao que está por vir, chegam a impedir que escutemos o chamado da felicidade. Assim, o futuro também se torna uma espécie de prisão’. “Esse é apenas um dos importantes pontos tratados por Thay no livro ‘Silêncio. O poder da quietude num mundo barulhento’, que será a base dos nossos encontros do PARE, em 2021”, ressaltou. A proposta é que os servidores incorporem a técnica não somente no ambiente de trabalho – quer seja presencial ou virtual –, mas também no seu cotidiano.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028