“Controladoria em Ação” chega à ETE Jurandir Bezerra Lins

“Cidadania e combate à corrupção” e “Controle da merenda escolar terceirizada” serão os temas das palestras do Controladoria em Ação, que acontece nesta quarta-feira, dia 14, na Escola Técnica Estadual (ETE) Jurandir Bezerra Lins, no centro da cidade de Igarassu, Região Metropolitana do Recife (RMR). Registros de manifestações de ouvidoria também fazem parte das atividades do programa desenvolvido pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE).

 

A secretária da SCGE e ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet, destaca que a iniciativa tem como principal objetivo aproximar a sociedade da administração pública estadual levando informações sobre cidadania e controle social para os estudantes, conscientizando quanto o papel que cada um pode exercer na prevenção e combate à corrupção.

 

Para que todos os alunos da ETE Jurandir Bezerra Lins possam participar, as palestras serão ministradas em dois momentos, sendo o primeiro das 9h30 às 10h30; e o segundo das 10h40 às 11h40. O tema “Cidadania e combate à corrupção” será apresentado por Luciana Silva e Isis Andrade, que integram a equipe da Diretoria da Ouvidoria-Geral do Estado (DOGE/SCGE). Já a temática “Controle da merenda escolar terceirizada” será abordada por Karlos Aragão, chefe da Unidade de Promoção da Qualidade do Gasto da SCGE.

 

TESTE – Aproveitando a temática de combate à corrupção, a SCGE preparou um teste para tentar identificar o nível de honestidade dos estudantes da ETE Jurandir Bezerra Lins. Bombons foram colocados numa área de circulação da escola e afixado um cartaz para que os próprios alunos peguem e paguem o produto, sem intermediários. Não tem vendedor, nem câmera vigiando. É só pegar e depositar o dinheiro na caixa que estará ao lado. O resultado da contabilização do que foi vendido e arrecadado será apresentado aos próprios estudantes durante a atividade da quarta-feira, dia 14.

 

CRONOGRAMA – Realizado em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE), o Controladoria em Ação teve início no dia 22 de maio. A primeira unidade de ensino contemplada foi a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Alfredo Freyre, no bairro de Água Fria, na capital pernambucana.

 

Já nos dias 4 e 11 de junho, o programa desenvolveu atividades, respectivamente, na EREM Professor Trajano de Mendonça, em Jardim São Paulo, no Recife; e na ETE Aderico Alves de Vasconcelos, no centro da cidade de Goiana. No último dia 08 de agosto, o Controladoria em Ação foi realizado na ETE Governador Eduardo Campos, centro de São Lourenço da Mata. E, fechando a programação, no dia 10 de setembro estará na EREM Edson Moury Fernandes, no bairro da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028