Controladoria-Geral do DF participa do lançamento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção no Distrito Federal

O Programa tem por objetivo reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos

 

O controlador-geral do Distrito Federal (CGDF), Paulo Martins, participará do lançamento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), que ocorrerá nesta terça-feira (22), às 14h30, pelo canal do Tribunal de Contas do DF no Youtube. Voltado a todos os gestores das organizações públicas das três esferas de governo e dos três Poderes em todos os estados da federação, o PNPC tem o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.

 

O programa será operacionalizado por meio do “e-prevenção”, urna plataforma de autosserviço on-line contínua, na qual se terá a oportunidade de avaliação institucional, identificando preventivamente situações suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, poderá ser adotado um plano de ação específico que conterá sugestões e propostas adequadas às necessidades da organização.

 

O PNPC é uma proposta da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e a Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), sob a coordenação nacional do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU), a ser executada nos estados e no Distrito Federal pelas Redes de Controle locais.

 

No DF, o programa é conduzido pela Rede de Controle da Gestão Pública do DF (RCGPDF), da qual a Controladoria-Geral do DF faz parte. A Rede de Controle da Gestão Pública no Distrito Federal tem como objetivo combater à corrupção por meio da fiscalização da correta aplicação dinheiro público, para impedir desvios e estabelecer práticas uniformes para o diagnóstico, prevenção e repressão à corrupção. A Rede foi criada em 2016, por meio de acordo firmado entre a Controladoria-Geral do DF (CGDF), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Ministério Público de Contas do Distrito Federal (MPC/DF), Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal (SEEC/DF) e Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

 

Saiba mais: rededecontrole.gov.br/

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação da Controladoria-Geral do DF​​