Controladoria Geral expede orientação normativa sobre contratação e execução de obras de engenharia

11 de Junho de 2019 ← ver outras

 

A Controladoria Geral do Município (CGM) de João Pessoa expediu orientação normativa para os servidores das entidades administrativas direta e indireta da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) referente à contratação e execução de obras e serviços de engenharia. A orientação normativa no 1 de 10 de maio de 2019 foi publicada no Semanário Oficial do período de 5 a 11 de maio de 2019.

 

“Essa é a primeira orientação normativa publicada e que entra em vigor hoje. A ideia é diminuir a incidência de dúvidas e mitigar riscos e potenciais equívocos que possam acontecer durante a instrução processual. Vale ressaltar também que esta iniciativa foi viabilizada pela chegada dos novos servidores aprovados no concurso público da CGM-JP realizado no ano passado”, comentou a controladora-geral do Município, Regina Santos. Ela que lembrou ainda que a orientação normativa está disponibilizada no Portal da Transparência no endereço https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br.

 

A normativa explica que os itens de verificação devem ser reunidos nos processos como instrumento de transparência e eficiência durante a fase de seleção do fornecedor e é composta por quatro fases: solicitação, seleção (escolha), fase contratual e fase final de execução e fiscalização.

 

A CGM realizou reuniões com os secretários e comissões de licitação em abril deste ano para informar, comunicar e deixar ciente toda a administração municipal, sobretudo, para orientar como os controles devem ser realizados, buscando os melhores conceitos de obras públicas.

 

A orientação normativa foi toda baseada em dispositivos legais (leis, resoluções, acórdãos e decretos) que estabelecem normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

 

Fonte:
 
Ludinaura Regina Souza dos Santos
Controladora-Geral do Município de João Pessoa
 
http://www.joaopessoa.pb.gov.br/controladoria-geral-expede-orientacao-normativa-sobre-contratacao-e-execucao-de-obras-de-engenharia/


Pernambuco sedia II Assembleia Geral da Rede Nacional de Ouvidorias

Pernambuco sediou, na última quinta-feira (12), a II Assembleia Geral da Rede Nacional de Ouvidorias. Com representantes de todas as regiões brasileiras, o..

saiba mais

Controladoria do Estado participa de encontro sobre gestão de riscos

Mais de vinte gestores da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) participaram, na última quarta-feira (11), do II Encontro de Gestão de Riscos da...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018