Controladoria participa de Seminário de lançamento do Observatório de Políticas Públicas do TCM/SP

A Controladoria Geral do Município de São Paulo participou, ontem (10/12), da mesa de abertura do Seminário “Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM/SP)”. Entre os participantes estavam o Presidente do TCM/SP, Conselheiro João Antônio da Silva Filho, o Conselheiro-dirigente da Escola de Gestão e Contas do TCM/SP, Maurício Faria, o Controlador Geral do Município de São Paulo, João Manoel Scudeler de Barros, além do representante da IEA/USP, Guilherme Ary Plonski, da Uninove, José Eduardo Storopoli, da UFABC, Gabriel Rossini e da Fundação Tide Setubal, Maria Alice Setubal. A mediação do encontro foi realizada pelo Diretor-presidente da Escola de Gestão e Contas, Maurício Piragino.

 

Durante a mesa de abertura do Seminário, o Controlador Geral do Município, João Manoel Scudeler de Barros, pontuou a importância da participação da CGM no lançamento da pedra fundamental do Observatório, reforçou a missão Controladoria e as diretrizes estabelecidas pela atual gestão municipal. “A Controladoria é uma instituição que tem como missão garantir a defesa do patrimônio público, promover as boas práticas voltadas à transparência e governança, à prevenção da corrupção, de irregularidades e de má condutas de servidores. Este desafio é construído mediante a aproximação com as demais instituições de controle e com o mundo acadêmico, a pesquisa, a ciência, a tecnologia e a inovação, o que valoriza, engrandece e agrega valor ao nosso trabalho, produzindo sim benefícios ao cidadão e à sociedade”.

 

João Manoel também citou as cooperações mais recentes firmadas com o TCM/SP e a maior eficiência que elas fornecem ao trabalho dos Auditores Municipais de Controle Interno e aos Procuradores que atuam na equipe da CGM. “Os acordos de cooperação entre a CGM/SP e o TCM/SP proporcionam o compartilhamento de conhecimentos e dados. Os sistemas nos auxiliam no gerenciamento e no cumprimento das determinações e recomendações apresentadas pelo Tribunal, além de emitir alertas em situações que mereçam atenção e indiquem possíveis irregularidades ou não atendimento às melhores práticas”. Dentre estas cooperações, citou as que envolvem o SISPATRI – Sistema de Controle de Bens Patrimoniais do Município de São Paulo, o Sistema DIÁLOGO e o Sistema ARIEL. “Tais parcerias são avanços que construímos no dia a dia a partir de uma boa relação institucional”, destacou.

 

O Observatório de Políticas Públicas tem o objetivo de produzir indicadores sobre políticas públicas na cidade de São Paulo, em áreas como Educação, Orçamento, Saúde e Urbanismo. Sua atuação terá como foco a identificação de desigualdades nestas políticas e no gasto público, e estará alinhada com os instrumentos de planejamento do município e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), constantes na Agenda 2030.

 

Fonte:

Liliane Raquel Rossi

Assessora de Imprensa

Controladoria Geral do Município