Controladoria prepara relatório de auditoria das contas dos órgãos e entidades do Executivo

14 de Fevereiro de 2020 ← ver outras

Os processos serão encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado após análise da CGE e pronunciamento do gestor de cada pasta da gestão estadual   

 

Após ter recebido as prestações de contas de todos os ordenadores de despesas, agora a Controladoria-Geral do Estado (CGE) prepara os relatórios de auditoria dos processos de cada pasta. Estes se referem às contas do exercício 2019 dos órgãos e entidades do Executivo Estadual.

 

Conforme determina o decreto estadual nº 6.037/2020, é através da análise de cada peça desses processos que a aplicação de recursos em cada área da gestão pública são avaliadas.

 

“Nossa equipe analisa as informações financeiras e contábeis, o cumprimento de metas do Plano Plurianual e Lei de Diretrizes Orçamentárias, os processos licitatórios, a política de recursos humanos, patrimônio e almoxarifado de cada pasta”, explica o superintendente de Gestão e de Ações de Controle Interno da CGE, Benedito Martiniano da Costa Neto.

 

 

Transparência 

 

Após a fase de auditoria, o relatório é analisado pelo gestor da CGE, que emite um parecer. “Através de toda a análise feita, a Controladoria atua de modo a contribuir para que as informações das contas do Executivo sejam prestadas ao órgão de controle externo, em cumprimento a todas as exigências legais, o que traz transparência aos gastos do Governo”, ressalta o secretário-chefe da pasta, Senivan Almeida de Arruda.   

 

Com a conclusão da fase de análise pela CGE, estes são devolvidos às respectivas pastas para o pronunciamento dos ordenadores de despesas. Por fim, todos os processos, relatórios e pareceres são entregues pela CGE ao Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO). O prazo para entrega, instituído pela Instrução Normativa 007/2004 do TCE, é de até o dia 29 de fevereiro. A data representa o sexagésimo dia do ano subsequente ao último exercício financeiro encerrado. 

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
ascom@controladoria.to.gov.br     
www.cge.to.gov.br 

63 3218-2434 / 63 98416-9057



Sistema de Controle Interno de Pernambuco é tema de palestra na PGE

O Sistema de Controle Interno da administração do Governo de Pernambuco foi o tema da palestra ministrada na tarde desta segunda-feira (17) pela secretária...

saiba mais

Inscrições abertas para o 1º Seminário Controle Interno para uma Governança Anticorrupção

As inscrições para o 1º Seminário Controle Interno para uma Governança Anticorrupção, que ocorrerá no próximo dia 11 de março, em Vitória, já estão abertas...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018