Controladoria presta orientação técnica a servidores da Secretaria da Cidadania e Justiça sobre as análises dos atributos do PPA

Demonstrou-se como devem ser informadas as análises da execução das ações, bem como o acompanhamento da execução orçamentária.

 

O acompanhamento da execução orçamentária e avaliação das ações do Plano Plurianual (PPA) foi tema de orientação técnica da Controladoria-Geral do Estado (CGE) a servidores da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju). O encontro aconteceu nesta quarta-feira, 18, na sede da Seciju.   

 

Na ocasião, demonstrou-se aos participantes como as análises das ações devem ser informadas e como deve ser feito o acompanhamento da execução orçamentária. A orientação foi realizada por meio da Superintendência de Gestão e de Ações de Controle Interno, sob a responsabilidade da Gerência de Acompanhamento do PPA e Avaliação de Desempenho da Gestão Governamental. 

 

“Este trabalho que realizamos consiste em acompanhar os órgãos e entidades em relação à execução orçamentária das ações. É muito importante que os servidores que lidam com esse processo estejam cada vez mais atentos às normas e às orientações técnicas, a fim de que os órgãos sejam cada vez mais assertivos na elaboração dos seus relatórios”, disse Raimunda Nonata Diogo Araújo, uma das servidoras responsáveis pelas orientações à Seciju.

 

Também colaboraram com a atividade a gerente responsável Regiane Sousa Chaves e a analista de controle interno Eliane Maria Glória Cardoso.

 

Participação

 

Participaram da reunião 35 servidores da Seciju, entre os quais superintendentes, diretores, gerentes e demais responsáveis pelas ações do PPA, pertencentes ao Sistema Penitenciário e Prisional, Diretoria dos Direitos Humanos, Procon e Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

“Esses esclarecimentos da Controladoria vêm somar para que tenhamos um relatório de avaliação de resultados consistente, que demonstre de fato o que a gestão executou nas ações que são disponibilizadas através do orçamento da Seciju para o ano de 2019”, ressalta o servidor Hidelbrando da Silva, responsável pelo setor de planejamento da Seciju e um dos participantes do curso.

 

*Estagiária sob supervisão da jornalista Maria Gabriela Costa/Seciju

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
ascom@controladoria.to.gov.br     
www.cge.to.gov.br 

63 3218-2434 / 63 98416-9057
 
Valdenice Rodrigues
Jornalista 
DRT 120/TO    
63 99294-6478 (WhatsApp e tel)

Gabriela Glória 
Jornalista 
DRT 590/TO