Controladoria promove palestra sobre a saúde do homem para os servidores nesta quinta

A iniciativa, alusiva ao Novembro Azul, tem o objetivo de chamar a atenção dos colaboradores para a prevenção e o diagnóstico precoce, sobretudo do câncer de próstata.

 

O mês de novembro é dedicado ao movimento mundial Novembro Azul, voltado a alertar a população masculina para os cuidados com a própria saúde, especialmente em relação ao câncer de próstata. A fim de chamar a atenção dos seus servidores para a prevenção e o diagnóstico precoce, a Controladoria-Geral do Estado (CGE), por intermédio da Gerência-Geral de Administração, realiza palestra sobre a saúde do homem, nesta quinta-feira, 7, às 14h30, no seu auditório. 

 

A palestra será ministrada pelo médico Pedro Henrique Grezele, graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e com residência médica em Cirurgia Geral e Urologia pelo Hospital Federal de Ipanema. Também possui estágios na área de Uro-oncologia, transplante renal e Urologia Pediátrica. Atualmente atende nos hospitais Oswaldo Cruz e Cristo Rei, e no Instituto Sinai, em Palmas. 

 

Câncer de próstata 

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros, sendo que as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, alerta a Fundação do Câncer. Pessoas com a presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho também representam um grupo de maior risco.  

 

De acordo com Instituto Nacional do Câncer (Inca), em sua fase inicial, a doença tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, com dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal, alerta também o Inca.

 

Fonte: 

Assessoria de Comunicação
ascom@controladoria.to.gov.br     
www.cge.to.gov.br