Controladoria realiza capacitação para servidores que trabalham com obras e serviços de engenharia

A ação faz parte da política de prevenção, aproximação e orientação técnica da CGE para aprimorar a capacidade técnica dos agentes envolvidos.

 

A Controladoria-Geral do Estado (CGE), por meio da Superintendência de Gestão e de Ações de Controle Interno, promove nesta sexta-feira, 29, o curso Licitação e Contratação de Obras Rodoviárias e Pavimentação Urbana. Nessa quinta, 28, ofertou ainda capacitação em Elaboração de Termo de Referência e Projeto Básico de Serviços de Engenharia.

 

Ambos os cursos, que acontecem no auditório do órgão, são voltados para 50 servidores da Secretária da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf) e da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto).

 

Qualificação

A grade curricular do curso na área de Licitação e Contratos traz desde a preparação do edital até a estrutura básica para a criação de projetos de rodovia e pavimentação urbana. “Além disso, fizemos uma aplicação prática dos conteúdos trabalhados no curso.”, ressaltou o assessor de Controle Interno da CGE, Vinícius Albuquerque Leite, que aplicou os conhecimentos sobre o assunto.   

 

“É muito importante que os servidores estejam munidos de conhecimentos sobre as normativas que envolvem a contratação de obras e serviços. Dessa forma, o poder público consegue atuar de uma maneira mais eficaz, evitando erros e custos elevados”, explicou também o assessor de Controle Interno da CGE, Alcimar Araújo Milhomem, engenheiro civil, que ministrou o curso dessa quinta, 28.

Qualidade Técnica

As capacitações fazem parte da política de orientação técnica da CGE, contribuindo para uma maior qualificação dos agentes envolvidos. Os cursos são uma oportunidade de fomentar a atualização de conhecimentos em temas dinâmicos, buscando alinhamento com as constantes mudanças nas normativas, legislações vigentes e jurisprudências correlatas, observaram os instrutores durante as atividades.

 

Também colaboraram com as atividades do curso, o superintendente de Gestão e Ações de Controle Interno, Benedito Martiniano da Costa Neto, que fez a abertura dos trabalhos, contextualizando as diretrizes de controle interno da gestão trabalhados pela Controladoria. Participaram ainda os gerentes Elaine Cristina Zanetti Avelino (Orientações e Normas) e Sergivan Sales Brito (Auditoria em Políticas de Infraestrutura e Sustentabilidade), cujo setor é responsável pelas duas capacitações.  

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação

ascom@controladoria.to.gov.br     

63 3218-2434 / 63 98416-9057
 
Valdenice Rodrigues
Jornalista 
DRT 120/TO    
63 99294-6478 (WhatsApp e tel)

Gabriela Glória 
Jornalista 
DRT 590/TO