Controladoria recebe exposição fotográfica da Defensoria Pública do Estado

A mostra ficará aberta até o dia 13 de agosto e poderá ser visitada em horário comercial.

 

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) sedia a partir da última terça-feira, 6, a exposição fotográfica “Desatando Nós”, da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO). A Mostra está disponível para visitação até o dia 13 de agosto, em horário comercial, no hall da CGE, localizada na Praça dos Girassóis, em Palmas.

 

Desatando Nós é uma realização da DPE-TO, por meio do Núcleo Especializado em Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), e conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Palmas.

 

Estão expostas 22 fotos de mulheres assistidas pela DPE-TO, por meio do Nudem, que têm histórias de superação de violência doméstica, do machismo, do medo, do preconceito e da baixa autoestima. São elas: Divina Helena Gomes da Silva, Francisca Maria Fernandes da Luz, Luziene Batista Pereira, Maria Marcileia Gomes Contreiras Saldanha e Mônica Negrão Teixeira.

 

Supervisora da Exposição e coordenadora do Nudem, a defensora pública Franciana Di Fátima Cardoso considera que a Exposição é importante para levar à sociedade, também por meio da arte, o debate e a discussão sobre a violência contra as mulheres: “Desatar nós para o fim da violência contra as mulheres é uma responsabilidade de todos e de todas. É isso que queremos mostrar e conscientizar”.

 

O secretário-chefe da CGE, Senivan Almeida de Arruda, destaca a relevância do tema. “Nós, da Controladoria, sentimo-nos honrados em receber na nossa sede a exposição fotográfica Desatando Nós, da Defensoria Pública do Estado, que através da expressão fotográfica tão bem traduz a superação de mulheres vítimas da violência doméstica. Trazermos a exposição para a Controladoria nessa parceria com a Defensoria é uma maneira de contribuirmos com o debate em torno dessa causa que toda a sociedade deve abraçar”, pontua o gestor.

 

Lei Maria da Penha

A CGE sedia a exposição na semana em que se comemora o aniversário de 13 anos da Lei Maria da Penha, que marca o calendário nesta quarta-feira, 7. A Lei representa avanços no combate à violência contra a mulher. 

 

Mostra

As fotos e a direção de imagens da “Desatando Nós” são da repórter-fotográfica da DPE-TO, Loise Maria. A supervisão da Exposição é da coordenadora do Nudem, a defensora pública Franciana Di Fátima Cardoso.  (Com informações da DPE-TO)

 

Ficha técnica

Realização: Defensoria Pública do Estado do Tocantins / Núcleo Especializado em Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem)

Parceiro: Senac Tocantins – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial / Sistema Fecomércio

Proposta: André Araújo Nascimento, Loise Maria / Comunicação DPE-TO e Catarina Maria de Lima Lopes / Nudem

Supervisão: Franciana Di Fátima Cardoso – defensora pública e coordenadora do Nudem

Fotografia e seleção de fotos: Loise Maria

Direção e produção fotográfica: Loise Maria e Catarina Maria de Lima Lopes

Mulheres fotografadas: Divina Helena Gomes da Silva, Francisca Maria Fernandes da Luz, Luziene Batista Pereira, Maria Marcileia Gomes Contreiras Saldanha e Mônica Negrão Teixeira

Texto e apresentação: Cléo Oliveira / Comunicação DPE-TO

Designer gráfico: Vinicius Sá / Comunicação DPE-TO

Edição de imagens: Loise Maria e Vinicius Sá

Pesquisa de conteúdo e criação: Patrícia Ströher / Comunicação DPE-TO e Catarina Maria de Lima Lopes

Locação: Estúdio de Fotografia / Senac Palmas

Maquiagem e produção: estudantes do curso de Maquiagem e Cabelo do Senac Palmas, sob supervisão de Fátima Luzia da Cunha Neves (técnica em Educação Profissional) e Virgínia Lígia Rezende (instrutora)

Apoio institucional / Senac: Lunáh Brito Gomes (diretora regional) e Dirce Betânia Faustino (gerente de Educação Profissional)

Organização: DPE-TO / Nudem

 

Fotos: Antônio Gonçalves /Governo do Tocantins

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
ascom@controladoria.to.gov.br     
www.cge.to.gov.br 
63 3218-2434 / 63 98416-9057