Controladorias de Pernambuco e do município de Niterói (RJ) trocam experiências sobre ações na área integridade

Representantes da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) e da Controladoria-Geral do Município de Niterói (CGM), no Rio de Janeiro, participaram, na última semana, de uma reunião onde puderam compartilhar experiências sobre o trabalho realizado na área de integridade, que vem se estabelecendo como uma temática de extrema relevância para empresas e organizações públicas e privadas. Durante o encontro virtual, o grupo de servidores de Pernambuco apresentou detalhes da implantação e execução do Programa de Integridade do órgão, lançado em dezembro de 2020.

 

“A CGM/Niterói nos procurou para entender melhor como estamos trabalhando dentro dessa matéria. Por isso, fizemos um resgate do histórico das legislações estaduais na área, com destaque para as ações anticorrupção realizadas nos últimos anos, além de apresentar como foi construído o Plano de Integridade da SCGE/PE. Eles ainda demonstraram bastante interesse na Lei Estadual 16.722/2019, que trata sobre a obrigatoriedade de implantação de um programa de integridade por empresas que contratarem com o Governo do Estado”, pontuou o diretor de Correição da SCGE, Daniel Tiné.

 

Para a assessora técnica da CGM Niterói, Carla Arese, o encontro foi muito oportuno porque possibilitou a troca de conhecimentos e o acréscimo de novas informações aos trabalhos que eles já vêm implementando na entidade. “É sempre necessário que os órgãos de controle compartilhem boas práticas poque, dessa forma, todos saem ganhando em diversas frentes. Para nós foi bem interessante, pois conseguimos avaliar o andamento das nossas atividades”, comentou.

 

Pela SCGE, ainda participaram do encontro a Coordenadora de Integridade e Governança da Administração Pública, Karina Nunes, a assessora especial de Controle Interno, Daniela Gonzaga, e os gestores governamentais de Controle Interno Mateus Brito e Roberta Lobo. Todos eles integram a comissão que elaborou o Plano de Integridade da Controladoria pernambucana. Já pela CGM Niterói estavam online Marcelo Araújo, Sâmia Pimentel, Carolina Bandeira, Pâmella Quevedo e Arlindo Rocha.

 

PROGRAMA – O Programa de Integridade é um conjunto de medidas e procedimentos internos que visam introduzir princípios éticos no âmbito das instituições privadas, como auditorias, ações de fiscalização e fomento à denúncia de irregularidades e atos lesivos ao patrimônio público.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028