Controle na crise: membros se reúnem para compartilhar boas práticas

09 de Abril de 2020 ← ver outras

O Conaci se mobiliza para trocar experiências, garantir qualidade e resultados para o controle, mesmo durante as situações emergenciais provocadas pela pandemia. 

 

Hoje, 09 de abril, o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) reúne seus membros, novamente, de forma virtual, para tratar de temas relacionados ao enfrentamento do Covid-19 e às ações emergenciais. Durante a reunião, a Controladoria-Geral do Município do Rio de Janeiro (CGM/RJ) apresenta os Painéis Gerenciais Interativos de despesas gerais e de despesas relativas ao novo vírus.  

 

Por videoconferência, a apresentação da Controladora-Geral, Márcia Andréa dos Santos Peres, e integrantes das equipes da Subcontroladoria de Controle, Subcontroladoria de Contabilidade e da Assessoria de Ciências de Dados e Inteligência em Controle, mostra a plataforma que permite o acompanhamento, de forma simples, das despesas relativas ao enfrentamento do novo coronavírus – Covid 19, com base na Lei Federal nº 13.979/2020, garantindo transparência nas contas municipais. 

 

A ferramenta é interativa, ágil e simples. O programa é composto de painéis gerenciais interativos detalhados que permitem que os usuários possam consultar - de qualquer lugar e a qualquer hora - informações sobre: “Visão Geral da Despesa”, “Evolução da Despesa”, “Detalhamento dos Favorecidos e Detalhamento dos Instrumentos Jurídicos”. A controladora comenta sobre a relevância da ferramenta de Business Intelligence “ A ferramenta possui menor grau de dificuldade quanto ao uso em relação às demais ferramentas de BI, o que possibilita uma participação mais ativa do analista de negócio no desenvolvimento da solução. Com isso, frente à situação de pandemia, em que é preciso dar respostas rápidas a cenários alternantes, a solução tornou-se ideal para o acompanhamento das despesas relacionadas e consequentes manutenções necessárias nos painéis”, afirma. 

 

A atuação do Conaci em promover a integração dos órgãos responsáveis pelo controle dos gastos públicos atuantes no Brasil, no enfrentamento da crise, vai beneficiar a sociedade, o estado e o país, garantindo o monitoramento nas ações emergenciais. O intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações possibilita um trabalho conjunto na formulação, implementação e avaliação de políticas de controle e gestão. O combate à corrupção e a transparência não podem ser esquecidos frente ao surto viral, e é fundamental para superarmos a crise de forma íntegra e resolutiva. O conselho vai continuar atuando, incessantemente, na melhoria do controle interno brasileiro.
 

 

 



Governo do Tocantins adota novas regras para procedimentos administrativos de responsabilização

Devido às restrições estabelecidas às interações sociais neste período de pandemia, novas regras são impostas aos procedimentos administrativos de responsabi...

saiba mais

Consulta pública sobre o Portal da Transparência continua até 15 de junho

A consulta pública sobre o Portal da Transparência, que iniciou na Agrotins 2020, 100% Digital, continua até o dia 15 de junho. Esta pode ser acessada...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018