Controle na crise: membros se reúnem para compartilhar boas práticas

O Conaci se mobiliza para trocar experiências, garantir qualidade e resultados para o controle, mesmo durante as situações emergenciais provocadas pela pandemia. 

 

Hoje, 09 de abril, o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) reúne seus membros, novamente, de forma virtual, para tratar de temas relacionados ao enfrentamento do Covid-19 e às ações emergenciais. Durante a reunião, a Controladoria-Geral do Município do Rio de Janeiro (CGM/RJ) apresenta os Painéis Gerenciais Interativos de despesas gerais e de despesas relativas ao novo vírus.  

 

Por videoconferência, a apresentação da Controladora-Geral, Márcia Andréa dos Santos Peres, e integrantes das equipes da Subcontroladoria de Controle, Subcontroladoria de Contabilidade e da Assessoria de Ciências de Dados e Inteligência em Controle, mostra a plataforma que permite o acompanhamento, de forma simples, das despesas relativas ao enfrentamento do novo coronavírus – Covid 19, com base na Lei Federal nº 13.979/2020, garantindo transparência nas contas municipais. 

 

A ferramenta é interativa, ágil e simples. O programa é composto de painéis gerenciais interativos detalhados que permitem que os usuários possam consultar – de qualquer lugar e a qualquer hora – informações sobre: “Visão Geral da Despesa”, “Evolução da Despesa”, “Detalhamento dos Favorecidos e Detalhamento dos Instrumentos Jurídicos”. A controladora comenta sobre a relevância da ferramenta de Business Intelligence “ A ferramenta possui menor grau de dificuldade quanto ao uso em relação às demais ferramentas de BI, o que possibilita uma participação mais ativa do analista de negócio no desenvolvimento da solução. Com isso, frente à situação de pandemia, em que é preciso dar respostas rápidas a cenários alternantes, a solução tornou-se ideal para o acompanhamento das despesas relacionadas e consequentes manutenções necessárias nos painéis”, afirma. 

 

A atuação do Conaci em promover a integração dos órgãos responsáveis pelo controle dos gastos públicos atuantes no Brasil, no enfrentamento da crise, vai beneficiar a sociedade, o estado e o país, garantindo o monitoramento nas ações emergenciais. O intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações possibilita um trabalho conjunto na formulação, implementação e avaliação de políticas de controle e gestão. O combate à corrupção e a transparência não podem ser esquecidos frente ao surto viral, e é fundamental para superarmos a crise de forma íntegra e resolutiva. O conselho vai continuar atuando, incessantemente, na melhoria do controle interno brasileiro.