Covid-19: doações recebidas pelo Governo do Estado disponíveis para consulta no Portal da Transparência

Ampliando a divulgação das ações do Governo de Pernambuco no combate ao novo coronavírus, o Portal da Transparência do Estado está disponibilizando aos cidadãos uma ampla consulta sobre as doações relacionadas à pandemia recebidas pela administração pública. No site, é possível ter acesso aos itens contabilizados, como equipamentos de proteção individual (EPIs), medicamentos e produtos hospitalares; além das contribuições em donativos e recursos financeiros, que foram utilizados na execução de obras e serviços de engenharia.

De acordo com as planilhas, no período de março ao início do mês de agosto, foram recebidas cerca de quatro milhões de máscaras, 154 mil pares de luvas, 27 mil litros de álcool em gel 70% e 124 mil óculos e protetores faciais. Entre os donativos que reforçam as ações de amparo às pessoas em situação de vulnerabilidade social, foram arrecadados 50 toneladas de alimentos e mais de dois mil litros de água. Já em relação ao auxílio financeiro, o Estado está perto de atingir a marca de R$ 4 milhões doados.

“Destacamos esses itens pelo volume recebido e pela sua relevância para as iniciativas sociais e para o abastecimento da rede pública de saúde, mas existem muito outros materiais que compõem essa corrente de solidariedade”, pontuou a secretária da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), Érika Lacet, ressaltando que essa seção no Portal da Transparência foi criada para reforçar o compromisso do governador Paulo Câmara em garantir o controle por parte da sociedade de tudo que foi recebido e, dessa forma, assegurar que seja dado o destino correto às doações.

DESPESAS – Coordenado pela SCGE, o Portal da Transparência (www.transparencia.pe.gov.br) é uma importante ferramenta onde os cidadãos e os órgãos de controle externo podem acompanhar o desempenho das receitas e despesas da administração estadual, com destaque, agora, para os investimentos realizados em compras e contratações emergenciais relacionadas à Covid-19. Tudo isso em um ambiente intuitivo e com painéis interativos, facilitando a compreensão dos dados.

“É por meio dessa ferramenta de transparência que o governo presta contas à sociedade da aplicação dos recursos e do desenvolvimento das políticas públicas, fazendo uma gestão participativa e democrática”, destacou Érika Lacet.

PROGRAMA – Para receber as contribuições, o Governo do Estado se uniu à organização sem fins lucrativos Porto Social e criou o programa “Pernambuco Solidário contra o Coronavírus”. No site da iniciativa (www.pesolidario.com.br) é possível escolher o tipo de campanha para participar, como “Compra local”, “EPIs para profissionais de saúde”, “Aquisição e reforma geral de camas e macas hospitalares”, “Testes rápidos no Lacen-PE” e uma área para doações de forma geral.

Também é possível fazer contribuições por meio da plataforma criada pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper). Na Central Remota são recebidas doações em geral, tanto de pessoas físicas, reunidas em grupos, quanto de empresas. Os interessados podem entrar em contato por e-mail (doacoescovid19@addiper.pe.gov.br) ou pelos pelos telefones 81 99488 2149 ou 81 99488 3777.

 

Fonte:

Juliana Fraga
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028