Dados públicos ainda mais acessíveis para o cidadão mineiro

Projeto irá incrementar a interface do Portal da Transparência de Minas para facilitar a extração de valor das informações

 

Com o objetivo de melhorar a interface do Portal da Transparência de MG e tornar as informações públicas ainda mais acessíveis para a população, a Controladoria-Geral do Estado de MG, a Fundação João Pinheiro e o Laboratório de Inovação em Governo (LABmg) da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão iniciaram, em fevereiro deste ano, o projeto “Experiência do Usuário no Portal da Transparência”.

 

"O Portal já realiza a divulgação dos dados públicos, valorizando a transparência e fortalecendo o controle social. Mas estamos dando um passo a mais. Agora, a partir desse projeto, avançamos em uma nova etapa na transparência pública e ampliamos a participação social. Queremos ouvir cidadãos, jornalistas, pesquisadores e interessados, e vamos receber suas sugestões e colaborações para melhorar de fato a usabilidade do portal.", afirma Soraia Ferreira Quirino Dias, Superintendente Central de Transparência, da Controladoria-Geral do Estado. 

 

O projeto “Experiência do Usuário no Portal da Transparência” irá realizar entrevistas, pesquisas por meio de formulário e testes de usabilidade. Essas ferramentas têm como objetivo identificar as necessidades dos usuários, entender suas dificuldades e, assim, entregar uma interface mais intuitiva, que facilite a navegabilidade, análise e a compreensão do dado ofertado, além de mapear outras informações não disponíveis do Portal da Transparência, mas que podem vir a ser ofertadas por meio de demandas dos usuários. 

 

Participe e nos ajude a construir o Portal da Transparência do Estado de Minas Gerais!

 

Clique no link abaixo e responda ao formulário da pesquisa, disponível até o dia 30/3.

 

Sua opinião é muito importante para o sucesso do projeto!

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdiAnPfdfSPJsFmmu1tlvZSnyMn2GiF66tpRXKTfk67JClRFw/formResponse
 

Transparência de dados públicos é a regra!

 

Minas Gerais tem se firmado como um dos Estados mais compromissados com a transparência das informações públicas.

 

Prova disso é que, ao longo de 2020, organizações não governamentais independentes avaliaram a qualidade dos dados e informações disponibilizados pelo Portal da Transparência de MG relativas à pandemia, posicionando o estado sempre entre as primeiras posições. 

 

Além disso, inovações e aprimoramentos na disponibilização de informações públicas é uma constante. Ao longo de 2020, por exemplo, diversas funcionalidades foram incorporadas ao Portal da Transparência com o objetivo de aumentar a usabilidade e melhorar a experiência dos usuários do Portal como, por exemplo: 

 

  • consulta do histórico mensal da remuneração de determinado servidor numa mesma página, bem como a possibilidade de realizar o download desse histórico;
  • descaracterização de dados pessoais; 
  • inclusão da possibilidade de marcar e desmarcar todos os checkboxes nas pesquisas avançadas; 
  • inclusão de modos de pesquisa adicionais na consulta restos a pagar;
  • incorporação de fale conosco centralizado; integração com o SIAFI – campo histórico do empenho; 
  • inclusão da memória de cálculo do valor pago.

 

Minas Gerais lançou, ainda, o novo Portal de Dados Abertos com o objetivo de dar publicidade a informações sobre os processos de gestão de finanças públicas dos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado. O novo portal visa ser ponto de referência para busca e acesso a dados públicos sobre quaisquer assuntos de interesse da sociedade, como saúde, educação, segurança pública, assistência social, esportes, turismo.

 

Além disso, com o intuito de aumentar a qualidade dos dados e metadados publicados, os novos conjuntos de dados serão documentados conforme padrão de metadados legível por máquina. Isso possibilita, por exemplo, a validação automática se os dados estão em conformidade com a documentação. 

 

Minas também evoluiu na seara da transparência passiva. Ao longo de 2020 foram elaboradas estratégias para otimizar o atendimento dos órgãos e entidades, buscando qualidade da informação e tempestividade nas respostas. Apenas em 2020 foram mais de 5 mil demandas recebidas por meio do e-sic do Portal da Transparência.

 

A Controladoria-Geral do Estado de MG publicou, ainda, súmulas administrativas pelo fortalecimento da transparência. 

  • Súmula Administrativa CGE/MG n° 05, de 22/09/2020; 
  • Súmula Administrativa CGE/MG n° 08, de 03 de dezembro de 2020. 

 

Clique no link abaixo e ajude

Sua opinião é muito importante para o sucesso do projeto!

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