Destaques CGE: Nova área de Correição da CGE se prepara para atuação na coordenação do Sistema de Correição do Estado

Com sua reestruturação organizacional, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) criou uma coordenadoria de Correição, que entre suas competências está coordenar o Sistema de Correição do Poder Executivo Estadual, assim como coordenar as atividades de orientação técnica para os órgãos e entidades sobre sindicância e processo administrativo de responsabilização. Além disso, a nova área terá atuação na apuração de denúncias e inteligência contra a corrupção.

 

“As ações da CGE durante este ano de 2019 relacionadas à Correição foram focadas em formar e capacitar essa nova área que surgiu com a nova estrutura organizacional. Um passo importante nesse processo foi a adesão ao Programa de Fortalecimento das Corregedorias da Controladoria-Geral da União (CGU)”, ressaltou o secretário de Estado Chefe da CGE, Aloísio Carvalho.

 

Programa de Fortalecimento das Corregedorias

 

Em maio deste ano, a CGE aderiu ao Programa de Fortalecimento das Corregedorias da CGU, com foco na capacitação de sua área de Correição.  Com a adesão, a CGE passou a fazer parte da Rede de Corregedorias, que integrará informações e definirá estratégias conjuntas de atuação.

 

O Programa busca a integração das atividades correcionais; o aprimoramento na condução de procedimentos correcionais; o aperfeiçoamento da gestão de processos; o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções inovadoras para aperfeiçoar as apurações correcionais; e o intercâmbio de informações e de experiências entre as Corregedorias. 

 

Capacitação em Processo Administrativo Disciplinar (PAD)

 

Já no âmbito do Programa de Fortalecimento das Corregedorias, os auditores de controle interno da CGE, Antonio Paulo Silva e Agláio Soares, participaram em novembro de um curso sobre Processo Administrativo Disciplinar (PAD), promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU).

 

O curso foi voltado para servidores que trabalham com matéria correcional na administração direta e indireta, possibilitando o trabalho eficiente e célere de qualquer comissão incumbida de apurar irregularidades na esfera administrativa.

 

“Nosso desafio para o próximo ano é continuar estruturando essa área para que sua atuação seja efetiva na coordenação das atividades de orientação técnica sobre sindicância e processo administrativo de responsabilização; nas atividades de apuração de denúncias e nas atividades de prevenção, neutralização e combate à corrupção”, pontuou o secretário.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação CGE-CE

(85) 3101-3474

comunicacao@cge.ce.gov.br

www.cge.ce.gov.br | ouvidoria.ce.gov.br