ECI/SCGE comemora um ano de atividades com cerca de 3.000 capacitações

Viabilizar a capacitação permanente dos servidores do Poder Executivo Estadual, no enfoque do controle interno. Com este propósito, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) lançou, no dia 21 de fevereiro de 2019, a Escola de Controle Interno (ECI) que, desde então, promoveu cerca de 3.000 capacitações – contemplando 100% das secretarias de Estado –, em 83 eventos – incluindo cursos, palestras, oficinas e seminários –, dentro de um portfólio com 34 temas distintos. O sucesso do primeiro ano de atividades da ECI foi comemorado na manhã desta terça-feira, dia 03 de março, em cerimônia conduzida pela secretária da SCGE, Érika Lacet, no auditório da Controladoria, no bairro do Espinheiro, Recife.

A programação foi marcada por uma série de homenagens, a começar pela mudança de nome da unidade, que passa a se chamar Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro. Trata-se do reconhecimento ao doutor em Controladoria e Contabilidade, uma referência na área de controle gerencial em entidades da administração pública, que faleceu em 2011. Considerado um visionário em sua área de atuação, José Francisco Ribeiro Filho foi o norteador da criação das quatro macrofunções do Controle Interno (auditoria, controladoria, correição e ouvidoria), além de ter trabalhado em temas relacionados ao controle social, à teoria da contabilidade, à administração pública e às controladorias hospitalar e governamental. Na solenidade, a família de Francisco Ribeiro esteve representada pelos filhos Júlio César e Marcelo Ribeiro.

 

Outro tributo foi prestado ao servidor de carreira da SCGE, Antônio Camacho, que agora dá nome à Sala de Capacitação instalada no 3o andar da sede da Controladoria. Falecido em fevereiro de 2018, Camacho atuava na Diretoria de Auditoria (DAUD) e ficou conhecido pela alegria e dedicação aos estudos e à busca pelo conhecimento. A saudação aos homenageados foi feita pelo secretário-executivo da SCGE, Caio Mulatinho. “Que eles sempre sejam lembrados na perspectiva de que fizeram de tudo para que o serviço público pudesse ser melhorado”, enfatizou.

 

 

“Agradeço imensamente essa homenagem inesperada. Meu pai foi, acima de tudo, um estudioso. Por mais que as pessoas que aqui estejam e aqui venham a estudar não saibam quem foi o meu pai, só de ouvir o seu nome, que elas possam, divinamente, ter o incentivo para entender que realmente o estudo nos leva para lugares que dinheiro nenhum pode nos levar”, falou, emocionado, Eduardo, um dos quatro filhos de Antônio Camacho. Junto com Eduardo, estavam a mãe Sônia e as irmãs Vânia Cláudia e Ana Carolina.

 

 

A cerimônia contou, também, com um agradecimento aos 35 servidores da SCGE que atuaram como instrutores nas atividades promovidas pela ECI nesse período. Cinco deles, que receberam nota máxima nas avaliações, ainda receberam uma menção especial. São eles: Ciro Vilar, Maria Luíza Trindade, Renato Cirne, Sandra Leal, Sandro Mendonça e Simone Leite. Na sequência da programação, Fernando Teco Sodré, CEO e COFounder da IKEWAI Participações e Empreendimentos, proferiu palestra abordando o tema “Profissional digital, para agora e para o futuro”.

 

 

PLANEJAMENTO – Durante a abertura do evento, a secretária Érika Lacet, que também é ouvidora-geral do Estado, destacou a importância da ECI no apoio à gestão pública, que necessita de profissionais cada vez mais qualificados. “Sabemos da importância de ter um olhar cuidadoso e especializado nessa área de capacitação. Por esta razão, a Escola tem nosso total apoio”, frisou.

 

 

Vinculada à Diretoria de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI/SCGE), a ECI se diferencia por atuar especificamente na formação e capacitação dos agentes públicos nos conceitos, ferramentas e práticas voltadas para o fortalecimento das três linhas de defesa do controle interno do Poder Executivo Estadual, que são os gestores da administração direta e indireta; os assessores especiais das Unidades de Controle Interno; e os servidores da Controladoria (órgão central de controle interno).

“Temos sempre a preocupação de estruturar nosso cronograma mensal de atividades, visando atender as perspectivas do público interno, dentro das necessidades apresentadas pelas diretorias; bem como do público externo, oferecendo temas que integram a linha de atuação da SCGE”, explicou a diretora da DOGI, Thayse Galvão, ao apresentar o balanço de 2019 e o planejamento das capacitações previstas para 2020.

 

 

De acordo com a coordenadora da ECI, Karla Sabino, que integra a equipe da DOGI, este ano estão previstos 38 cursos direcionados para o público externo. E, para o público interno, haverá uma programação específica na área de dados, com os cursos “Banco de Dados: introdução e conceitos essenciais”, “Banco de Dados e SQL”, “Business Intelligence e o Pentaho Data Integration (PDI)”, “Ferramenta de Data Mining”, e “Machine Learning”.

PARCERIAS – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores, no enfoque do controle interno, a Escola conta com o apoio de várias instituições, dentre elas, o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), a Escola Fazendária (Esafaz), a Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (Ascipe) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a Controladoria Geral da União (CGU), a Controladoria Geral do Município do Recife, a Polícia Civil de Pernambuco e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também integram a lista de parceiros da Escola, que vem se consolidando como um ambiente de referência na área de qualificação governamental.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028