Escola de Controle Interno conclui atividades do mês de novembro

02 de Dezembro de 2019 ← ver outras

A Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) encerra a programação de novembro com a realização de dois cursos, que capacitaram 60 servidores da administração pública estadual, dentro de uma carga horária total de 60 horas/aula.

 

Nas semanas de 11 a 14 e de 18 a 22, além dos dias 25 e 29 de novembro, a ECI promoveu o curso “Ciência de Dados Analytics” para uma turma formada especialmente por servidores da SCGE. O objetivo foi fazer uma atualização na área de ciência de dados, utilizando-se de conceitos e práticas que permitissem a identificação de oportunidades de exploração em grandes volumes de dados, com a finalidade de agregar conhecimento e obter informações aplicáveis em benefício da organização.

 

 

As aulas foram ministradas na Sala de Leitura da Controladoria, no bairro do Espinheiro, Recife. A programação, com conteúdo teórico e atividades práticas, foi repassada pelos instrutores Alexandre Maciel, coordenador geral de Inovação da Universidade de Pernambuco (UPE) e cientista-chefe do Instituto de Inovação Tecnológica; e Roberta Fagundes, professora-adjunta do curso de Sistemas de Informação e de Engenharia da Computação da UPE e vice-coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação de Engenharia da Computação (PPGEC).

 

PAD – Já no período de 25 a 27 e nos dias 29 de novembro até esta segunda-feira, dia 02 de dezembro, a ECI realizou, no auditório da SCGE, o curso “Prático de Processo Administrativo Disciplinar de acordo com a Lei Nº 6.123/68”. A proposta foi promover a formação de servidores e agentes públicos para atuar em comissões de procedimento correcional e/ou em atividades precedentes à instauração da apuração de Sindicâncias e Procedimentos Administrativos e Disciplinares, tendo como foco a viabilização de conteúdos relativos a Lei Nº 6.123/68.

 

O curso foi ministrado por Roberta Tolentino, corregedora da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), e Danielle de Castro, chefe da Unidade de Acompanhamento de Processos Administrativos da Diretoria de Correição (UAPD/DCOR) da SCGE. Juntas, elas apresentaram conteúdos teóricos e desenvolveram atividades pedagógicas, centralizando o plano de aula no desenvolvimento de informações de Direito Administrativo Disciplinar. Trata-se do ramo do Direito Administrativo, que visa regular a relação da Administração Pública com os servidores, instituindo regras, deveres, proibições e penalidades, previstas pela Lei Nº 6123/68, que podem ser aplicadas na execução Processo Administrativo Disciplinar.

 

PARCERIAS – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores, no enfoque do controle interno, a Escola conta com o apoio de várias instituições, dentre elas, o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), a Escola Fazendária (Esafaz), a Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (Ascipe) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

 

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a Controladoria Geral da União (CGU), a Controladoria Geral do Município do Recife, a Polícia Civil de Pernambuco e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também integram a lista de parceiros da ECI, que vem se consolidando como um ambiente de referência na área qualificação governamental.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028



Governo do Tocantins adota novas regras para procedimentos administrativos de responsabilização

Devido às restrições estabelecidas às interações sociais neste período de pandemia, novas regras são impostas aos procedimentos administrativos de responsabi...

saiba mais

Consulta pública sobre o Portal da Transparência continua até 15 de junho

A consulta pública sobre o Portal da Transparência, que iniciou na Agrotins 2020, 100% Digital, continua até o dia 15 de junho. Esta pode ser acessada...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018