Escola de Controle Interno conclui atividades do mês de novembro

A Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) encerra a programação de novembro com a realização de dois cursos, que capacitaram 60 servidores da administração pública estadual, dentro de uma carga horária total de 60 horas/aula.

 

Nas semanas de 11 a 14 e de 18 a 22, além dos dias 25 e 29 de novembro, a ECI promoveu o curso “Ciência de Dados Analytics” para uma turma formada especialmente por servidores da SCGE. O objetivo foi fazer uma atualização na área de ciência de dados, utilizando-se de conceitos e práticas que permitissem a identificação de oportunidades de exploração em grandes volumes de dados, com a finalidade de agregar conhecimento e obter informações aplicáveis em benefício da organização.

 

 

As aulas foram ministradas na Sala de Leitura da Controladoria, no bairro do Espinheiro, Recife. A programação, com conteúdo teórico e atividades práticas, foi repassada pelos instrutores Alexandre Maciel, coordenador geral de Inovação da Universidade de Pernambuco (UPE) e cientista-chefe do Instituto de Inovação Tecnológica; e Roberta Fagundes, professora-adjunta do curso de Sistemas de Informação e de Engenharia da Computação da UPE e vice-coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação de Engenharia da Computação (PPGEC).

 

PAD – Já no período de 25 a 27 e nos dias 29 de novembro até esta segunda-feira, dia 02 de dezembro, a ECI realizou, no auditório da SCGE, o curso “Prático de Processo Administrativo Disciplinar de acordo com a Lei Nº 6.123/68”. A proposta foi promover a formação de servidores e agentes públicos para atuar em comissões de procedimento correcional e/ou em atividades precedentes à instauração da apuração de Sindicâncias e Procedimentos Administrativos e Disciplinares, tendo como foco a viabilização de conteúdos relativos a Lei Nº 6.123/68.

 

O curso foi ministrado por Roberta Tolentino, corregedora da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), e Danielle de Castro, chefe da Unidade de Acompanhamento de Processos Administrativos da Diretoria de Correição (UAPD/DCOR) da SCGE. Juntas, elas apresentaram conteúdos teóricos e desenvolveram atividades pedagógicas, centralizando o plano de aula no desenvolvimento de informações de Direito Administrativo Disciplinar. Trata-se do ramo do Direito Administrativo, que visa regular a relação da Administração Pública com os servidores, instituindo regras, deveres, proibições e penalidades, previstas pela Lei Nº 6123/68, que podem ser aplicadas na execução Processo Administrativo Disciplinar.

 

PARCERIAS – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores, no enfoque do controle interno, a Escola conta com o apoio de várias instituições, dentre elas, o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), a Escola Fazendária (Esafaz), a Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (Ascipe) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

 

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a Controladoria Geral da União (CGU), a Controladoria Geral do Município do Recife, a Polícia Civil de Pernambuco e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também integram a lista de parceiros da ECI, que vem se consolidando como um ambiente de referência na área qualificação governamental.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028