Escola de Controle Interno conclui programação de fevereiro

14 de Fevereiro de 2020 ← ver outras

Encerrada nesta sexta-feira, dia 14, a programação de cursos do mês de fevereiro, promovidos pela Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE). Na semana de 10 a 14, foram realizadas 94 capacitações em quatro cursos, num total de 80 horas/aula.


No Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, no Recife, ocorreram dois cursos: “Básico de Prestação de Contas” e “Aspectos teóricos e práticos da Tomada de Contas Especial (TCEsp)”, todos voltados para servidores do Poder Executivo Estadual.

 


Já os cursos “Introdução à Gestão de Riscos” e “Banco de Dados – introdução e conceitos essenciais” aconteceram na Controladoria-Geral do Estado, no bairro do Espinheiro, também na capital pernambucana. Estes direcionados para servidores da própria SCGE e da Controladoria-Geral do Município (CGM) do Recife.


PÚBLICO EXTERNO – Dentro da programação realizada na estrutura do Cefospe, a quarta turma do curso “Básico de Prestação de Contas” foi ministrada por Simone Leite, da Diretoria de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI/SCGE). Em seu plano de aula, ela repassou conhecimentos sobre procedimentos de composição, análise e arquivamento dos processos de prestação de contas das despesas efetuadas pelos órgãos e entidades executoras da administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual, integrantes do orçamento fiscal.


Já o curso “Aspectos Teóricos e Práticos da Tomada de Contas Especial (TCEsp)”, também promovido no Cefospe, teve como instrutores, Daniel Tiné e Ib Cardim, ambos da Diretoria de Correição (DCOR/SCGE). Juntos, eles repassaram aos participantes o conceito e os objetivos da TCEsp, os casos em que deve ser instaurada, os agentes que estão sujeitos ao instrumento, as autoridades competentes para instauração, o processamento, além de outros pontos correlatos.


IN COMPANY – O conteúdo teórico e prático do curso “Banco de Dados – introdução e conceitos essenciais” foi repassado para uma turma fechada especialmente para servidores da SCGE, por Alexandre Otávio e Taciana Amorim, que integram a equipe da DOGI. A proposta foi inserir os servidores na linguagem de consulta estruturada (SQL); apresentar os conceitos básicos de banco de dados e SQL; e introduzir a manipulação dos dados, utilizando queries selects.


Ainda no formato in company – direcionado para os servidores da SCGE e da CGM do Recife –, a ECI promoveu o curso “Introdução à Gestão de Riscos”. Ao longo da semana, o instrutor Allisson Procópio, que faz parte da DOGI, apresentou aspectos conceituais e a metodologia proposta de gestão de riscos; bem como o desenvolvimento de método e sua aplicação em processos internos. Além do conteúdo teórico, foram realizadas atividades práticas.


PARCERIAS – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores, no enfoque do controle interno, a Escola conta com o apoio de várias instituições, dentre elas, o Cefospe, a Escola Fazendária (Esafaz), a Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (Ascipe) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).


A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a Controladoria Geral da União (CGU), a Controladoria Geral do Município do Recife, a Polícia Civil de Pernambuco e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também integram a lista de parceiros da ECI, que vem se consolidando como um ambiente de referência na área de qualificação governamental.

 

Fonte:

Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028



Sistema de Controle Interno de Pernambuco é tema de palestra na PGE

O Sistema de Controle Interno da administração do Governo de Pernambuco foi o tema da palestra ministrada na tarde desta segunda-feira (17) pela secretária...

saiba mais

Inscrições abertas para o 1º Seminário Controle Interno para uma Governança Anticorrupção

As inscrições para o 1º Seminário Controle Interno para uma Governança Anticorrupção, que ocorrerá no próximo dia 11 de março, em Vitória, já estão abertas...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018