Escola de Controle Interno deve promover 80 capacitações no mês de março

A coordenação da Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro (ECI), da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), prevê a realização de 80 capacitações de servidores do Poder Executivo estadual no mês de março. A grade inclui os cursos “Introdução à Comunicação Não Violenta (CNV) e à mediação de conflitos em ouvidoria”, “Básico de Prestação de Contas” e “Suprimento Individual e Institucional – Execução de Despesa e Prestação de Contas”. As inscrições devem ser feitas pelo site do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe) – cefospe.pe.gov.br.

 

A programação será aberta com o curso voltado para a Rede de Ouvidoria do Governo de Pernambuco, ministrado pela gestora governamental de Controle Interno da Diretoria da Ouvidoria-Geral do Estado (DOGE/SCGE), Maria Luciana Silva, no período de 8 a 11 de março, das 14h às 17h30.

 

Já o curso “Básico de Prestação de Contas” será realizado de 15 a 19, das 8h30 às 12h, tendo como instrutora a chefe da Unidade de Contas de Governo e Prestação de Contas da Diretoria de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI/SCGE), Simone Melo. E, fechando a agenda de eventos, no período de 22 a 26 de março, a ECI promove o curso “Suprimento Individual e Institucional”. As aulas serão ministradas das 8h30 às 12h, pelo coordenador de Orientação e Contas de Governo da DOGI, Jamerson Souza.

 

OUTROS EVENTOS – Além de disponibilizar, mensalmente, sua grade própria de programação, a Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro também organiza uma relação de cursos, na modalidade de Ensino a Distância (EAD), oferecidos por outras instituições como opção de capacitação para seus servidores. Para o mês de março, a dica inclui quatro cursos online da Controladoria-Geral da União (CGU). São eles: “Atividade Correicional”, “Comissão de Processo Administrativo de Responsabilização (PAR)”, “Técnica de Auditoria Interna Governamental” e “Elaboração de Relatórios de Auditoria”.

 

Da Receita Federal do Brasil (RFB), oferta os cursos “Fiscalização de Projetos e Obras de Engenharia” e “Gestão por Competência”; e do Ministério da Economia, os cursos “Ágil no Contexto do Serviço Público” e “Planejamento da Contratação de Soluções de TIC”. Ainda como sugestão da ECI, tem os cursos “Introdução à Gestão de Projetos”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e “Aplicação de Penalidades nos Contratos Administrativos”, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

 

PARCERIAS – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores do Estado, no enfoque do controle interno, a ECI/SCGE conta com o apoio de várias instituições, dentre elas, o Cefospe, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a Controladoria-Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

 

Links de acesso para mais informações dos cursos de outras instituições:

 

“Atividade Correicional” – www.escolavirtual.gov.br/curso/238

“Comissão de Processo Administrativo de Responsabilização (PAR)” – www.escolavirtual.gov.br/curso/321

“Técnica de Auditoria Interna Governamental” – www.escolavirtual.gov.br/curso/312

“Elaboração de Relatórios de Auditoria” – www.escolavirtual.gov.br/curso/314

“Fiscalização de Projetos e Obras de Engenharia” – www.escolavirtual.gov.br/curso/215

“Gestão por Competência” – www.escolavirtual.gov.br/curso/175

“Ágil no Contexto do Serviço Público” – www.escolavirtual.gov.br/curso/317

“Planejamento da Contratação de Soluções de TIC” – www.escolavirtual.gov.br/curso/343

“Introdução à Gestão de Projetos” – www.escolavirtual.gov.br/curso/104

“Aplicação de Penalidades nos Contratos Administrativos” – www.escolavirtual.gov.br/curso/383

 

CRONOGRAMA

 

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028