Escolas de Atitude ganham prêmios por ação ambiental

A parceria entre a Controladoria-Geral do Estado (CGE), Secretaria de Educação e Saneago, no projeto Estudantes de Atitude, rendeu mais de 14.580 litros de óleo de cozinha usado, recolhidos pelas escolas e que foram revertidos para o programa Olho no Óleo, da Saneago. Esse material será transformado em biodiesel, evitando o descarte irregular e a contaminação do meio ambiente. O resultado foi divulgado pela empresa de saneamento em uma planilha, com o ranking de premiação das escolas participantes do Estudantes de Atitude que mais arrecadaram o produto.
 

A grande vencedora foi a Escola Estadual Brasil Ramos Caiado, de Araguapaz, que arrecadou 778 litros. O Colégio Estadual Robinho de Azevedo Martins, situado na região Noroeste da capital, ficou em segundo lugar, com 577 litros de óleo. A terceira posição foi ocupada pelo Colégio Lyceu de Goiás, onde os alunos conseguiram recolher 560 litros do produto. Para pontuar na gincana do projeto, cada escola precisava reunir 100 litros de óleo usado para reciclagem.

No total, foram premiadas 65 escolas com três tipos de materiais patrocinados pela Saneago e encaminhados às unidades:

 

Kit de vôlei (16 primeiras colocadas)
Bola de Futsal/vôlei (17ª à 36ª colocada)
Kit tabuleiro (37ª à 65ª colocada)
 

Tarefa especial

A coleta do óleo de cozinha usado correspondeu à tarefa especial do projeto Estudantes de Atitude.  O Olho no Óleo, da Saneago, visa recolher o óleo de cozinha residual de residências e restaurantes para que seja posteriormente transformado em biodiesel. Segundo estudos realizados pela companhia de águas, 25% dos vazamentos de esgoto são causados pelo descarte incorreto do óleo de cozinha em pias e ralos.

 

No caso do Estudantes de Atitude, cada escola que arrecadou pelo menos 100 litros de óleo obteve 10 pontos na competição. Para aquelas que se destacaram, conforme a planilha, além dos pontos obtidos houve premiações alternativas. O prazo das escolas participantes para conversão do óleo recolhido em pontos para o Estudantes de Atitude foi até dia 20 de novembro. No entanto, o recolhimento do resíduo para o programa Olho no Óleo funciona de forma ininterrupta na Saneago.

 

Consumidores residenciais podem levar o óleo em garrafa tipo PET, com tampa rosqueável, a um posto de coleta da Saneago. Já os grandes geradores, como bares, colégios e restaurantes, devem efetuar cadastro pelo 0800 645 0115, para que viaturas da empresa realizem o recolhimento do produto.​

 

Confira as escolas premiadas aqui

 

Fonte:

Comunicação Setorial

Controladoria-Geral do Estado de Goiás

F: 3201-5372