ETE Governador Eduardo Campos recebe o “Controladoria em Ação”

Com o término das férias escolares, o Controladoria em Ação retoma seu calendário de atividades. Já na próxima quinta-feira, 8 de agosto, estará na Escola Técnica Estadual (ETE) Governador Eduardo Campos, no centro da cidade dSão Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. Desenvolvido pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), o programa tem como principal objetivo aproximar a sociedade da administração pública estadual levando informações sobre cidadania e controle social para os estudantes, conscientizando quanto o papel que cada um pode exercer na prevenção e combate à corrupção.

 

Para que todos alunos tenham acesso ao conteúdo da programação, as palestras do Controladoria em Ação serão ministradas em três momentos: às 9h30, 10h40 e 13h30. Todas com uma hora de duração. Na ocasião, serão abordados os temas “O papel da participação social na fiscalização da aplicação do recurso público”, sendo apresentado por Iliana Oliveira, da Diretoria de Auditoria (DAUD/SCGE); e “Cidadania e Combate à Corrupção”, tendo como palestrantes Luciana Silva e Isis Andradeque integram a equipe da Diretoria da Ouvidoria-Geral do Estado (DOGE/SCGE). Registros de manifestações de ouvidoria também fazem parte das atividadesque devem contar com a participação de alunos, professores e gestores escolar.

 

TESTE – Aproveitando a temática de combate à corrupção, a SCGE preparou um teste para tentar identificar o nível de honestidade dos estudantes da ETE Governador Eduardo Campos. Bombons foramcolocados numa área de circulação da escola e afixado um cartaz para que os próprios alunos peguem e paguem o produto, sem intermediários. Não tem vendedor, nem câmera vigiando. É só pegar e depositar o dinheiro na caixa que estará ao lado. A contabilização do que foi vendido e do que foi arrecadado será feita na quarta-feira, dia 07, e o resultado será apresentado aos próprios estudantes durante a atividade.

 

CRONOGRAMA – Realizado em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE), o Controladoria em Ação teve início no dia 22 de maio. A primeira unidade de ensino contemplada foi a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Alfredo Freyre, no bairro de Água Fria, na capital pernambucanaNa sequência, o programa desenvolveu atividades na EREM Professor Trajano de Mendonça,em Jardim São Paulo, no Recifee na ETE Aderico Alves de Vasconcelos, no centro da cidade de Goiana; respectivamente, nos dias 4 e 11 de junho. No próximo dia 14 de agosto, o Controladoria em Ação será na ETE Jurandir Bezerra Lins, no centro de Igarassu. E, fechando a programação, no dia 10 de setembro estará na EREM Edson Moury Fernandes, no bairro da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028