Evento da CGE discute modelo global adotado em Goiás que direciona ações do controle interno governamental

09 de Setembro de 2021 ← ver outras

Painéis sobre Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) apresentarão vantagens de as organizações públicas seguirem essa metodologia global, perspectivas e resultados no Brasil e no Governo de Goiás

 

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) promove na terça-feira (14/09), às 9 horas, no canal do órgão no Youtube (youtube.com/categorias), um debate sobre o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), ferramenta estratégica mundial que identifica os fundamentos necessários para uma auditoria interna eficaz no setor público.

 

A abertura será feita pelo controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, acompanhado da consultora do Banco Mundial, Susana Amaral; do presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Leonardo Ferraz; e da conselheira do Instituto Internacional de Auditores (IIA), Tânia Mara Cordeiro.

 

O evento tem o objetivo de divulgar o IA-CM, metodologia do IIA para o desenvolvimento da auditoria interna, que é recomendada pelo banco Mundial e pelo Conaci para serem implantados nas controladorias do país. Também apresentará a experiência e os resultados da aplicação desse modelo no Governo de Goiás e em diversos estados brasileiros.

 

A CGE-GO implementou o IA-CM e desenvolve diversas ações com foco nesse modelo, tendo atendido em 2021 o total de 80% das atividades chaves (KPA) do nível 2 do IA-CM e de 53% das atividades do nível 3, de uma matriz que vai ao nível 5. Desde 2009, quando foi criado o IA-CM, nenhuma organização no mundo alcançou o nível máximo da matriz.

 

Programação

9h - 9h35

Abertura

Henrique Moraes Ziller – Secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado de Goiás

Susana Amaral – Consultora do Banco Mundial

Leonardo Ferraz – Presidente do Conselho Nacional de Controle Interno

Tânia Mara Cordeiro – Conselheira do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA)

 

9h35-9h45

Fala inicial e moderação - Liane Vasconcelos de Araújo Angoti (Auditora de Controle Interno da Controladoria-Geral do Distrito Federal - CGDF)

 

9h45-10h15

IA-CM: Modelo de Desenvolvimento para as Controladorias - Leonardo Ferraz (presidente do Conselho Nacional de Controle Interno - Conaci)

 

10h15-10h45

Por quê adotar o IA-CM? - Sérgio Filgueiras de Paula (coordenador-geral de Métodos, Capacitação e Qualidade da Controladoria-Geral da União - CGU)

 

10h45-11h15

Panorama do IA-CM na CGE-GO - Antônio Fábio Jubé Ribeiro (assessor de Harmonização e Gestão Estratégica da Controladoria-Geral do Estado de Goiás - CGE-GO)

 

11h15-11h30

Encerramento

Liane Vasconcelos de Araújo Angoti

Henrique Moraes Ziller

 

Fonte:

Comunicação Setorial

Controladoria-Geral do Estado de Goiás

F: 3201-5372



Atenção, universitários: abertas as inscrições para o Prêmio Essencial

CGDF premiará as três ideias mais inovadoras sobre controle social   A partir desta sexta-feira (24 de setembro), estão abertas as inscrições para o Prêmio Essencial, iniciativa da...

saiba mais

Atividades da I Semana da Controladoria: promovendo a governança permanecem gravadas no canal da CGE Tocantins no YouTube

Todas as atividades da I Semana da Controladoria: promovendo a governança estão disponíveis no YouTube, por meio do canal da Controladoria-Geral do Estado...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018