Evento nacional de auditoria interna tem participação da SCGE

Com o tema ‘Tecnologia e inovação para a auditoria interna’, o 39º Congresso Brasileiro de Auditoria Interna (Conbrai) contou com a participação de um grupo de seis servidores da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE). De 15 a 17 de setembro, mais de 850 profissionais que atuam com inteligência artificial, robótica, informações de governos e empresas ao redor do mundo estiveram reunidos em Florianópolis (SC), onde debateram sobre assuntos como combate à corrupção, compliance, auditoria, big data, analytics e prevenção a fraudes.

Promovido pelo Instituto de Auditores Internos (IIA Brasil), o evento realizou mais de 30 apresentações, com destaque para o combate a fraudes corporativas por meio do uso de Inteligência Artificial e a aplicação da Auditoria 4.0. “O evento foi sensacional pois conseguiu apresentar os impactos da inteligência artificial na execução dos processos. Em um mundo onde o dado é o novo ouro, ou caminhamos para uma mudança de cultura organizacional ou vamos sofrer as consequências da ruptura”, avaliou a diretora de Orientação e Informações Estratégicas, Thayse Galvão.

Além dela, estiveram presente ao Conbrai Renato Cirne, assessor técnico do Gabinete, Pedro Hilário, chefe da Unidade das Ações do Controle Interno, Iliana Resende, coordenadora de Auditoria de Pessoal, João Amaral, gestor governamental de Controle Interno, e João Batista, cedido à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) como titular da Unidade de Controle Interno.

“Esta edição do congresso evidenciou que as novas tecnologias estão cada vez mais presentes nas atividades de controle interno, exigindo, dessa forma, uma grande capacidade de adaptação dos profissionais. Com a adoção dessas inovações, a atividade de auditoria terá um papel cada vez mais estratégico na melhoria dos processos das organizações sempre focada na gestão dos riscos”, avaliou João Batista.

IIA Brasil – O Instituto dos Auditores Internos do Brasil é uma das cinco maiores entidades da carreira do mundo, entre os 190 países associados ao The Institute of Internal Auditors – The IIA. A entidade é responsável pelo processo de obtenção de certificações internacionais, como o CIA (Certified Internal Auditor), além de promover debates, cursos técnicos, seminários e o Conbrai.

 

Fonte:

Juliana Fraga
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028