Eventos marcam comemoração pelos 13 anos da SCGE

Instituída pela Lei Nº 13.205, de 19 de janeiro de 2007, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) chegou aos seus 13 anos de atividades, contabilizando bons resultados e, consequentemente, se consolidando como referência para outros órgãos de controle no País. A data especial foi comemorada na tarde da quinta-feira, dia 06, quando a secretária Érika Lacet – primeira mulher a assumir o cargo – reuniu os servidores da Casa para apresentar o balanço de 2019 e direcionar as metas para 2020. Exposição seguida de momento de descontração, com o Sunset Rooftop SCGE.

 

Realizada no auditório da Controladoria, no bairro do Espinheiro, Recife, a reunião estratégica foi marcada, ainda, pela homenagem aos 34 servidores que, no dia 21 de janeiro último, comemoraram dez anos de aprovação no primeiro concurso público promovido pela instituição, para a função de Analista de Controle Interno, nas especialidades de Finanças Públicas, Obras Públicas e Tecnologia da Informação. Também foi homenageada a servidora Gilda Bicalho, da Diretoria de Planejamento e Gestão (DPGE), com 13 anos de Casa.

Ao abrir a programação do evento, a secretária Érika Lacet destacou que a SCGE é uma instituição sólida e respeitável, graças ao empenho dos gestores e, principalmente, dos colaboradores – concursados, comissionados, terceirizados e estagiários – que, determinados e comprometidos, atuam, desde 2007, no aprimoramento de ferramentas que permitam o controle cada vez mais eficaz do uso dos recursos públicos, a transparência da gestão e, por conseguinte, a confiança da sociedade. “Tenho muito orgulho do trabalho desenvolvido pela Controladoria e um carinho imenso por todos os servidores”, enfatizou.

AVANÇOS – Em sua explanação, a secretária falou das inúmeras iniciativas deliberadas ao longo de 2019, em todas as macrofunções do controle interno – auditoria, correição, ouvidoria e controladoria –, e suas respectivas metas para 2020. “Sobretudo nesse último ano, com o apoio do governador Paulo Câmara, importantes avanços foram registrados na Controladoria”, frisou.

 

Lançamento de leis, respaldando as ações de combate à corrupção e o maior controle dos gastos públicos; acordos de cooperação técnica, firmados com órgãos da esfera municipal, estadual e federal; realização de eventos para discussão de temas de âmbito nacional; dentre muitas outras deliberações foram contabilizadas em seu primeiro ano de gestão à frente da SCGE. “O resultado do trabalho repercute no reconhecimento de órgãos externos. São muitos os elogios que recebo nas reuniões e eventos que participo”, externou.

OBJETIVOS – Mantendo o foco, a determinação e o trabalho, a meta para 2020 é continuar aprimorando e expandindo as ações desenvolvidas dentro das macrofunções da SCGE. Atividades como o Plano de Promoção da Qualidade do Gasto (Qualigasto), por exemplo, que orienta quanto a melhor forma de aplicação dos recursos públicos, ganhará, este ano, uma maior abrangência, passando a atuar nas áreas de material médico hospitalar, Vem Trabalhador, dentre outras.

A criação de novas Unidades de Controle Interno (UCIs) em secretarias e órgãos do Poder Executivo Estadual; a implantação de um novo sistema de ouvidoria; e a normatização do sistema de correição estadual; também fazem parte da programação da SCGE para 2020. “Se em 2019 ultrapassamos as metas inicialmente estabelecidas, em 2020 vamos seguir avançando, empenhados no propósito de colaborar por um Pernambuco ainda mais justo, ético e eficiente. Vamos continuar trabalhando para fortalecer ainda mais a Controladoria como instituição e como parceira da gestão pública. Estamos seguindo pelo caminho certo”, concluiu a secretária Érika Lacet.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028