Governo de Goiás inscreve projetos da CGE no Prêmio de Excelência em Competitividad

O Centro de Liderança Pública (CLP) promove anualmente o “Prêmio de Excelência em Competitividade”. Criado em 2015, a premiação reconhece os entes que se destacam na priorização da competitividade na formação da agenda dos estados, por meio de políticas públicas de alto impacto e reconhecimento do mérito de ações consideradas como transformadoras da gestão pública nacional. Para a edição 2020 do Prêmio, o Governo de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), inscreveu dois de seus projetos, que alcançaram resultados positivos na gestão pública voltada aos cidadãos goianos.

 

O primeiro projeto inscrito é o Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás (PCP). Instituído pelo Decreto 9.406/2019, o PCP transforma as bases das políticas de governança da gestão pública estadual, por meio do fomento à integridade, à maximização da eficiência e à prevenção a corrupção em Goiás. Até o momento, 25 órgãos já implantaram totalmente o PCP, 13 estão em fase de conclusão e outros cinco na fase inicial dos trabalhos, alcançando todos os órgãos da administração estadual. Também capacitou mais de mil servidores e obteve padrões de transparência superiores a 60% nos órgãos do governo.

 

O outro projeto de impacto inscrito foi o Estudantes de Atitude. Responsável por disseminar as práticas de cidadania e controle social no âmbito da juventude goiana vinculada à rede estadual de ensino, o projeto caminha, em 2020, para sua segunda edição. Após atender mais de 100 escolas e 5 mil alunos em 2019, a expectativa é que 400 escolas sejam atendidas este ano pela iniciativa que promove a consolidação de práticas inovadoras em Goiás. O Estudantes de Atitude é uma das bases para a consolidação de uma cultura de política cidadã no Estado e que está sendo avaliado para aplicação nacional.

 

O subcontrolador de Transparência, Controle Social e Ouvidoria da CGE, Diego Ramalho, acredita em bons resultados nessa premiação. Segundo ele, “temos a grata satisfação de submeter dois dos principais projetos da CGE no Prêmio de Excelência em Competitividade do CLP. Este é, sem sombra de dúvida, um dos principais prêmios para o setor público”. O evento de divulgação dos vencedores será em setembro deste ano.​

 

 

Fonte:

Comunicação Setorial

Controladoria-Geral do Estado de Goiás

F: 3201-5372