Governo de Goiás lança 2 mil vagas no programa Agentes da Cidadania

Objetivo é ampliar conhecimento sobre cidadania e controle social de ações dos governos. Inscrições estão abertas, e podem participar pessoas residentes no Estado de Goiás, com mais de 16 anos de idade. Curso terá 30 horas e será certificado pela Universidade Federal de Goiás (UFG)
 
O Governo de Goiás lançou, nesta segunda-feira (18/1), mais um programa para estimular a participação do cidadão no controle social da administração pública. Trata-se do Agentes da Cidadania, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), e que tem parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). O objetivo do programa é desenvolver na população a participação social e a cidadania, por meio do conhecimento das ferramentas disponíveis no setor público, tais como os sistemas de ouvidoria e os portais da transparência, entre outras.

 

O curso é gratuito e exclusivo para cidadãos residentes no Estado de Goiás que tenham mais de 16 anos de idade. Oferece 2 mil vagas e será realizado de forma virtual, por meio de plataformas como YouTube, Telegram, Zoom e outras, durante seis semanas, com 30 horas/aula. Ao final, o participante receberá certificação emitida pela UFG.

 

As inscrições estão abertas no site da CGE-GO (www.controladoria.go.gov.br/agentesdacidadania), entre 18 de janeiro e 7 de fevereiro. O curso será realizado no período de 9 de fevereiro a 31 de março.

 

Segundo o controlador-geral do Estado de Goiás, Henrique Ziller, esta é mais uma forma de aproximar o cidadão das ações dos governos para que ele conheça e cobre seus direitos, além de compreender como a administração pública aplica os recursos dos impostos. Ziller afirma que junto com outros programas já desenvolvidos em Goiás, como o Embaixadores da Cidadania e o Estudantes de Atitude, o Agentes da Cidadania faz parte de um projeto do governo Ronaldo Caiado para ampliar o conhecimento, a parceria e o controle social da população sobre a administração pública.

 

Por meio da atuação dos Agentes da Cidadania, o programa vai informar e instruir sobre ações cidadãs, com foco em temáticas de ouvidoria e transparência pública, webinar com especialistas nas áreas do controle social, e contará, ainda, com atividades práticas.

 

Comunicação Setorial

Controladoria-Geral do Estado de Goiás

F: 3201-5372