Governo do Tocantins capacita mais de 900 servidores, por meio da Controladoria-Geral, no 1º semestre

As capacitações fazem parte da política de aperfeiçoamento técnico do servidor, implementada pelo órgão

 

O Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO), capacitou um total de 917 servidores no primeiro semestre deste ano. Além de membros do Poder Executivo Estadual, também participaram de capacitações promovidas pelo órgão, servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO), da Defensoria Pública do Estado (TCE-TO), do Ministério Público do Estado (MPE-TO) e da Prefeitura de Gurupi. As capacitações fazem parte da política de aperfeiçoamento técnico, implementada pela CGE-TO.

 

Os cursos foram realizados na sua maioria de forma on-line, através do ambiente virtual de aprendizagem da Unidade Certificadora do Estado do Tocantins (Unicet), tendo alguns também ocorrido na forma presencial, respeitando-se as medidas de distanciamento social contra a contaminação pela Covid-19.

 

Foram oferecidos cursos nas áreas de fiscalização de contratos no âmbito da Administração Pública; prestação de contas anual dos ordenadores de despesas do Poder Executivo Estadual; suprimento de fundos; infrações e atos lesivos cometidos por entes privados; Sistema de Gestão de Documentos (SGD); e aplicabilidade do termo de ajustamento de conduta para infrações disciplinares.

 

Além das capacitações, a CGE-TO ainda realizou, neste período, um estudo com servidores da pasta sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos. Além disso, articulou parceria com o Tribunal de Contas para realização de um curso, na mesma área, para servidores do Executivo Estadual, o qual foi contemplado como atividade realizada pelo TCE-TO em junho.

 

O secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda, destaca que a formação continuada contribui para o controle dos gastos e a melhoria dos serviços públicos prestados ao cidadão. “Através das capacitações, a Controladoria promove um trabalho preventivo com a atualização de conhecimentos técnicos dos servidores. Com isso, o Governo do Tocantins aprimora a eficiência e a eficácia da aplicação dos recursos públicos e a efetividade das políticas públicas, como orienta o governador Mauro Carlesse”, ressalta o gestor.

 

Novos cursos

 

Para este segundo semestre, estão previstos novos cursos em áreas como suprimento de fundos; processo administrativo disciplinar; tratamento de denúncias e procedimentos investigatórios; e prevenção de infrações disciplinares pelos setores de desenvolvimento de pessoal.

 

 

Sugestões de legendas

 

A capacitação em prestação de contas foi realizada presencialmente no auditório da CGE-TO – Foto 1: CGE/Governo do Tocantins   

 

O curso sobre termo de ajustamento de conduta para infrações disciplinares aconteceu em ambiente virtual da Unicet – Foto 2: Reprodução CGE/Governo do Tocantins

Fonte:

CGE-TO