Governo do Tocantins contempla equipes de controle interno da Prefeitura de Gurupi com curso de suprimento de fundos

25 de Fevereiro de 2021 ← ver outras

Oito dos 87 participantes do curso, realizado ontem, 24, eram servidores  da Controladoria-Geral do Município

 

Oito dos 87 participantes do curso “Suprimento de Fundos”, realizado na tarde de ontem, 24, pela Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO), eram  servidores da Prefeitura de Gurupi, no Sul do Estado. O apoio do Governo do Tocantins ao município, por meio do curso, tem o objetivo de contribuir com o controle assertivo das contas públicas.  

 

Participaram do curso pelo município, a gestora e servidores da Controladoria-Geral do Município de Gurupi, bem como do departamento de compras e da diretoria de controle interno das secretarias da Saúde, da Educação e da Infraestrutura.

 

A gestora da pasta municipal de controle interno, Vilma Alves de Souza, destaca que o curso disponibilizado pela CGE-TO possibilita à Controladoria Municipal, bem como aos departamentos semelhantes nas respectivas pastas, um aperfeiçoamento de pessoal, com capacitação e esclarecimentos técnicos. “O Município de Gurupi está muito grato pela parceria e apoio ofertados pelo Estado do Tocantins em todos os setores”, completa a gestora.  

 

 

Estratégia municipalista

 

A iniciativa faz parte da estratégia municipalista da gestão estadual que dedica atenção às demandas mais urgentes dos municípios. Em janeiro deste ano, também por meio da CGE Tocantins, o Governo promoveu a palestra “Instrumentos de controle social e transparência na administração pública”, direcionada aos prefeitos e prefeitas recém-empossados.

 

O secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda, enfatiza a relevância da contribuição do Governo do Tocantins à área de controle interno dos municípios. “O caráter municipalista da gestão é uma bandeira defendida pelo governador Mauro Carlesse, que promove a aproximação do Estado com os municípios por meio de políticas publicas, as quais envolvem recursos. Isso torna estratégica também a contribuição na formação de técnicos e gestores que cuidam dos gastos”, explica o gestor estadual.    

 

 

Suprimento de fundos

 

O curso de suprimento de fundos foi ministrado pelo superintendente de Gestão e de Ações de Controle Interno da CGE-TO, Benedito Martiniano da Costa Neto. A realização ocorreu de modo on-line, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unidade Certificadora do Estado do Tocantins (Unicet).  

 

Também participaram servidores das secretarias estaduais da Segurança Pública, da Educação e da Administração; do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); e da própria CGE-TO.  

 

O curso foi dedicado ao aprimoramento técnico dos servidores diretamente ligados às atividades de suprimento de fundos/adiantamentos, desde os supridos aos responsáveis pela análise ou prestação de contas das pastas participantes.

 

Os órgãos e entidades interessados em futuras capacitações devem efetuar solicitação via ofício para a Controladoria, informando o quantitativo de servidores. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (63) 3218-2448 ou do e-mail: geon.cge@gmail.com.

 

Fonte:

Val Rodrigues/Governo do Tocantins



Controladorias de Pernambuco e Minas Gerais trocam experiências na área de gestão de riscos

Fortalecer o processo de gestão de riscos já iniciado em sua estrutura organizacional. Esse é o foco da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) ao...

saiba mais

Atividades de controle interno contribuem para a eficiência da gestão pública

O controle interno é um dos macrossetores da Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO) e atua na orientação e no monitoramento da correta aplicação do dinheiro público   Dentre ...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018