Governos de Pernambuco e Alagoas trocam experiências na área de compliance

A secretária da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), Érika Lacet, recebeu na tarde da última quinta-feira, dia 8, o assessor especial de Ética e Compliance da Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL), Rodrigo Miranda. Em pauta, a troca de experiências e ideias em torno do tema compliance, que vem se estabelecendo como um programa de extrema importância para empresas e organizações públicas e privadas. A Sefaz/AL é o primeiro ente da administração direta do Brasil a implantar o projeto de integridade.

 

Durante o encontro, Miranda explicou que o processo de implantação do programa em Alagoas foi dividido em duas fases. Uma para traçar o diagnóstico, na qual foram levantadas dificuldades e desafios a serem enfrentados; e outra para montar a estrutura de compliance, que abrangeu a criação do regimento, políticas, matriz de risco, planos de capacitação e comunicação.

 

Em Pernambuco, com o apoio da SCGE, projetos de pesquisa na área de compliance com uso de técnicas de inteligência artificial vêm sendo desenvolvidos pela Universidade de Pernambuco (UPE), sob a orientação do professor Fernando Buarque de Lima Neto. O andamento desses projetos foi exposto na reunião pelo assessor técnico da pasta, Renato Cirne, pelo gestor governamental do Estado, João Amaral, e pelo gestor governamental da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), Caio Lima.

 

“Diante da pertinência do tema, devemos estreitar ainda mais os laços com o Governo de Alagoas”, enfatizou a secretária Érika Lacet. Também estiveram presentes ao encontro o secretário executivo da SCGE, Caio Mulatinho, além de Eugênio Lira e Flávio Galvão, consultores da CR3 Compliance & Results e da Planus Estratégia & Gestão, respectivamente.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028