Lançamento do SisPMPI coloca Minas Gerais à frente na promoção da integridade

16 de Outubro de 2020 ← ver outras

CGE-MG é pioneira ao colocar em prática uma metodologia específica e já bem desenvolvida de formulação, execução, monitoramento e avaliação de planos de integridade.

 

Ontem (15/10/2020) a Controladoria-Gedral do Estado de MG lançou os dois primeiros módulos do Sistema do Plano Mineiro de Promoção da Integridade (SisPMPI). Com esses módulos já é possível a inserção dos planos de integridade dos órgãos e instiituições e o acompanhamento da execução de suas ações. Além disso, houve também a apresentação do novo Portal e da nova identidade visual do PMPI.

 

O SisPMPI inaugura uma nova fase em relação ao Plano Mineiro de Promoção de Integridade, fortalecendo as ações e diretrizes estabelecidas no Decreto 47.185/2017. “O desenvolvimento do Sistema PMPI não é apenas um processo de elaboração de um novo sistema de informática. É um processo de amadurecimento de toda a equipe envolvida no projeto na forma como o Plano Mineiro de Promoção da Integridade deve ser formulado, executado, monitorado e auditado.”, afirmou Tatiane de Jesus Silva, Diretora Central de Integridade da CGE.

 


O SisPMPI apoiará a formulação, a execução, o monitoramento e a avaliação dos Planos de Integridade dos órgãos e entidades do Governo do Estado de Minas Gerais. Composto por quatro módulos (formulação, execução, monitoramento e avaliação), cada qual cuidadosamente elaborado para o grupo de usuários que o utilizará de forma mais direta, o SisPMPI é uma inovação que apoiará bastante a ação das Controladorias Setoriais e Seccionais na institucionalização do PMPI.

 

Com este lançamento, a CGE-MG torna-se pioneira ao colocar em prática uma metodologia específica e já bem desenvolvida de formulação, execução, monitoramento e avaliação de planos de integridade.

 

“Após uma fase de institucionalização do PMPI, o Governo de Minas parte agora para uma fase de consolidação dos planos de integridade. Se Minas Gerais já inovou ao promulgar o Plano Mineiro de Promoção da Integridade, estamos seguindo à frente, oferecendo as diretrizes e os ferramentais necessários para que as ações de integridade sejam executadas, monitoradas e avaliadas.”, explicou o Superintendente Central de Integridade e Controle Social, Thomaz Barbosa.

 


Os módulos 1 e 2 já estão totalmente aptos para a inserção dos planos de integridade e para a execução das suas ações. Para o monitoramento e a avaliação, os módulos 3 e 4 serão lançados no início de 2021.  

 

 

O Novo Portal do PMPI

 

Com um domínio agora vinculado diretamente ao Governo do Estado de Minas Gerais (http://pmpi.mg.gov.br), o Portal do PMPI substituirá o antigo hotsite criado na ocasião de lançamento da Campanha de Integridade no ano de 2019.

 

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia e Informática da CGE-MG, com a colaboração da Assessoria de Comunicação e as diretrizes da Diretoria Central de Integridade, o novo site foi elaborado para ser um instrumento de referência para todos os órgãos da Administração Pública Estadual em relação ao PMPI.

 

O site possui seções específicas para a disponibilização de todos os planos de integridade já formulados pela Administração Direta e Indireta do Governo do Estado de Minas Gerais, para a disponibilização de materiais instrucionais, normativos e materiais audiovisuais, para a inserção de projetos e ações diretamente relacionadas com os planos de integridade de todos os órgãos do governo e para disponibilizar as apresentações das assessorias técnicas realizadas pela CGE-MG nos órgãos e entidades estaduais.

 


Contará também com seção para as notícias diretamente vinculadas ao PMPI e com um painel de indicadores que deixará mais transparente à toda população mineira as informações relacionadas com o cumprimento do Decreto Estadual nº 47.185/2017.

 

Para que o site sempre tenha conteúdo novo e se torne uma referência para todos, a Diretoria Central da Integridade solicita que os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual colaborem enviando e-mails com sugestões de pautas, notícias, projetos e ações diretamente relacionadas com o PMPI para integridade@cge.mg.gov.br.

 

 

Fonte:

Ully Schreck

Assessora Comunicação CGE-MG



Secont multa CFC por criar empresa ‘laranja’ para burlar descredenciamento do Detran

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) condenou dois Centros de Formação de Condutores (CFCs) por fraudar contrato administrativo e por constituir...

saiba mais

Escola de Controle Interno deve capacitar 170 servidores no mês de novembro

Mais de 170 servidores do Poder Executivo Estadual devem ser capacitados dentro da agenda de eventos promovidos pela Escola de Controle Interno Professor...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018