Mais de 260 participantes do Embaixadores da Cidadania iniciam etapa do desafio de impacto social

Iniciativa de capacitação em temas referentes à participação cidadã é fruto de parceria entre Governo do Estado e Universidade Federal de Goiás (UFG). Detalhes da nova fase do projeto serão apresentados em live transmitida pelo canal da Controladoria-Geral de Goiás no Youtube, nesta quinta-feira (27/08), 17h.

 

O projeto Embaixadores da Cidadania, desenvolvido pelo Governo de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), começou esta semana a segunda etapa. De 600 participantes selecionados para o projeto, 264 conseguiram concluir os cursos da primeira fase e alcançaram o pré-requisito para participar da próxima, que compreende o desafio de impacto social.

 

De acordo com a gerente de Controle Social da CGE e uma das coordenadoras do Embaixadores da Cidadania,Marjorie Lynn, são 227 participantes de Goiás e outros 37 dos Eestados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.

 

Para detalhar a segunda etapa do desafio de impacto social, a mais aguardada pelos embaixadores, a CGE e a UFG promovem nesta quinta-feira (27/08), às 17 horas, uma live, que será transmitida pelo canal da CGE no YouTube (/cgegoias). O bate-papo contará com as participações do controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, das coordenadoras do projeto, Marjorie Lynn e Ive Salles, e do presidente do Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás (Sindgestor), Eduardo Aires.

 

Os participantes do projeto terão que produzir, até 30 de setembro, um projeto que cause impacto social a no mínimo 15 pessoas, no sentido de criar um ambiente propício à cidadania. Conforme o regulamento, essa etapa pode ser feita de forma individual, em duplas ou trios.

 

O projeto será avaliado e deverá ter como características capacidade de execução, clareza na descrição, coerência entre objetivos e a metodologia do projeto, capacidade de impacto social e inovação.

 

Seleção 

Passaram para a segunda fase somente aqueles que apresentaram os certificados de conclusão das 100 horas de cursos teóricos com os temas: Educação Cidadã – ética, cidadania e o combate à corrupção, Participação Social e a atuação dos gestores públicos, Transparência Pública – regulamentação da Lei de Acesso à Informação (LAI) e Portais de Transparência, Capacitação para conselheiros de Políticas Públicas e Governo Aberto.

 

Fruto da parceria entre a CGE e a UFG, que certificará os concluintes do projeto, o Embaixadores da Cidadania visa capacitar pessoas das mais diversas idades e graus de escolaridade em temas referentes à cidadania. Essa capacitação trabalha com os cursistas áreas como participação cidadã e controle social, instrumentos que permitem uma relação de troca entre sociedade e Estado.

 

Busca também fomentar ações práticas de exercício de cidadania que possibilitem aos participantes assumir uma postura de protagonismo na sociedade, expressa na produção de um projeto social inovador que transforme algum espaço social. Eles devem propor a resolução de um problema comunitário de forma compartilhada entre a comunidade e o poder público.

 

Cronograma

 

De quinta-feira (26/08) até 30 de setembro será o período para monitoria, elaboração e entrega dos desafios de impacto social.

 

Em outubro eles serão avaliados e dia 3 de novembro divulgado o resultado preliminar, com dois dias de prazo para interposição de recursos.

 

O evento de encerramento e certificação dos finalistas desta primeira edição do Embaixadores da Cidadania será conduzido pelo governador Ronaldo Caiado e está marcado para o dia 9 de dezembro, como uma das ações do Governo de Goiás no Dia Internacional de Combate à Corrupção.

 

Fonte:

Comunicação Setorial da Controladoria-Geral do Estado (CGE) – Governo de Goiás​