Mais de 440 pessoas são capacitadas pela Escola de Controle Interno

Curso “Básico de Prestação de Contas” e “Controladoria em Ação” foram as duas atividades promovidas pela Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) ao longo da semana de 10 a 14 de junho. A programação contou com a participação de mais de 420 pessoas, entre prestadores de serviços da administração pública e alunos da rede estadual de ensino.

 

A primeira iniciativa do período foi direcionada para 45 funcionários terceirizados, que atuam nas secretarias estaduais de Saúde (SES); Educação e Esportes (SEE); e Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ). O curso “Básico de Prestação de Contas” teve início na última segunda-feira, dia 10, encerrado na manhã desta segunda-feira, dia 17, no auditório da SCGE, no bairro do Espinheiro, no Recife.

 

Ministrado por Simone Leite, da Diretoria da Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI/SCGE), o curso teve o propósito de repassar conhecimentos sobre procedimentos de composição, análise e arquivamento dos processos de prestação de contas das despesas efetuadas pelos órgãos e entidades executoras da administração direta e indireta do Poder Executivo de Pernambuco, integrantes do orçamento fiscal.

 

Já na terça-feira, dia 11, a programação da ECI ocorreu na Escola Técnica Estadual (ETE) Aderico Alves de Vasconcelos, no centro da cidade de Goiana, Região Metropolitana do Recife. Lá, dentro do projeto “Controladoria em Ação”, foram proferidas palestras sobre “Cidadania e combate à corrupção” e “Controle da merenda escolar terceirizada”.

 

As temáticas foram apresentadas, respectivamente, por Luciana Silva e Isis Andrade, da Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão, vinculada à Diretoria da Ouvidoria-Geral (DOGE/SCGE); e Karlos Aragão,chefe da Unidade de Promoção da Qualidade do Gasto da SCGE. O registro de manifestações de ouvidoria também fizeram parte das atividades da ECI na ETE, que contou com a participação de 400 pessoas,aproximadamente, entre alunos, professores e gestores escolar.

 

CRONOGRAMA – O “Controladoria em Ação” tem como principal objetivo, aproximar a sociedade da administração pública estadual por meio, especialmente, da ouvidoria ativa e do fomento ao controle social.Nesse primeiro momento, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE), seis escolas do Recife e Região Metropolitana foram escolhidas para receber a iniciativa.

 

A primeira unidade contemplada foi a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Alfredo Freyre, no bairro de Água Fria, no dia 22 de maio. No dia 04 de junho o projeto foi realizado na EREMProfessor Trajano de Mendonça. Até o mês de setembro, a atividade será levada para outras três escolas da rede estadual de ensino. São elas: ETE Governador Eduardo Campos (Centro/São Lourenço da Mata), dia 08/08; ETE Jurandir Bezerra Lins (Centro/Igarassu), dia 14/08; e EREM Edson Moury Fernandes (Muribeca/Jaboatão dos Guararapes), dia 10/09.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99849.0175