Mais de 70 capacitações são realizadas pela ECI/SCGE

A Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) concluiu nesta sexta-feira, dia 13, mais uma série de eventos da agenda de março. Ao longo da semana, foram realizadas 78 capacitações nos cursos “Regime de Adiantamento: suprimento individual e institucional” e “Módulo A do SICONV – Atos preparatórios e execução”, além da oficina “Rede SIC – Serviço de Informação ao Cidadão”. A programação foi ministrada no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, Recife.

No período de 9 a 11, servidores da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) participaram do curso “Regime de Adiantamento: suprimento individual e institucional”, ministrado por Jamerson Souza, que integra a equipe da Diretoria de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI/SCGE). Durante os três dias, foram apresentados os procedimentos de execução e prestação de contas das despesas efetuadas por meio das seguintes modalidades: suprimento individual, institucional e repasse financeiro pelos órgãos e entidades executoras da administração do Estado.

Já no período de 9 a 13, foi promovido o curso “Módulo A do SICONV – Atos preparatórios e execução”, sendo ministrado por Marília de Souza Leão, servidora da Companhia Pernambucana de Habitação e Obras (Cehab), e Thaysa Paiva, chefe da Unidade de Convênios de Receita, ligada à Diretoria de Convênios e Regularidade (DCON/SCGE).

 

O conteúdo desenvolvido por elas foi apresentado, ao longo da semana, por meio de aulas com exposição dialogada, demonstrações na Plataforma SICONV – Sistema de Convênios –, além de atividades práticas no ambiente de treinamento do sistema. A partir deste curso, os participantes passam a ter domínio para realizar captação de recursos federais (Emendas e Programas Federais), bem como acesso as regras e técnicas para elaboração de projetos de convênios, com foco no SICONV.

Voltada para os integrantes da Rede de Ouvidorias do Estado, a ECI realizou no dia 10, a oficina “Rede SIC – Serviço de Informação ao Cidadão”. O plano de aula, com conteúdo teórico e atividades práticas, foi repassado por Airton Chaves e Vanessa Lins, que integram a equipe da Diretoria da Ouvidoria-Geral do Estado (DOGE/SCGE).

Nivelar o conhecimento do público-alvo a respeito da Lei de Acesso à Informação (LAI) no seu aspecto prático, com ênfase nos procedimentos e responsabilidades previstas na legislação estadual, foi a proposta básica da oficina. Na ocasião, também foram repassadas informações sobre a estrutura e dinâmica de trabalho da Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão (CIC/DOGE). Coordenada por Vanessa, a CIC é referencial de orientação sobre normas e procedimentos relativos ao acesso à informação.

PARCERIAS – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores, no enfoque do controle interno, a ECI conta com o apoio de várias instituições, dentre elas, o Cefospe, a PCPE, a Escola Fazendária (Esafaz), a Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (Ascipe) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a Controladoria Geral da União (CGU), a Controladoria Geral do Município do Recife e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também integram a lista de parceiros da Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro, que vem se consolidando como um ambiente de referência na área de qualificação governamental.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028