Mais um membro: Câmara de Campinas assina termo de adesão ao Conaci

O ingresso do órgão no Conselho visa o compartilhamento de informações para a melhoria da gestão pública. 

 

Na última terça-feira, dia 25, a Câmara Municipal de Campinas assinou um termo de adesão ao Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), sendo o primeiro órgão Legislativo municipal a ingressar a instituição. A Câmara aderiu ao Conaci desde 25 de setembro, e oficializou a adesão nesta semana. A assinatura simbólica do termo foi promovida durante o III Encontro de Controladores Internos do Poder Legislativo Municipal com a presença do presidente do Conaci, Leonardo Ferraz, e pelo presidente da Câmara, Marcos Bernardelli (PSDB). 

 

 

    Após a abertura oficial do evento, Ferraz palestrou sobre “A Relevância do Controle Interno para os Municípios”, uma fala oportuna aliada a adesão da instituição ao Conaci. O acordo entre as partes é de suma importância nos âmbitos do controle interno e da administração pública, uma vez que juntos podem compartilhar informações que contribuem para a melhoria da gestão nas câmaras. Como disse Bernardelli, “o controle interno funciona como braço direito do administrador público, pois este proporciona uma visão analítica dos atos de sua gestão”. 

 

 

    A controladora geral da casa, Camila Grant, ressaltou a importância do Conaci no combate à corrupção, ampliação da transparência, fortalecimento do controle social e a busca incessante pela efetividade no serviço público. “Termos a oportunidade de participar dessa troca de experiências, informações e conhecimentos com membros com tão vasta experiência na área certamente culminará na implementação de um sistema de controle interno cada vez mais fortalecido aqui na Câmara Municipal de Campinas”afirma. 

 

Sobre o evento

    O III Encontro de Controladores Internos do Poder Legislativo Municipal foi promovido pela Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp), em parceria com a Controladoria Geral da Casa. Contou com diversos especialistas da área de diferentes instituições, como a Controladoria Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo. Foram 180 participantes de 58 municípios inscritos.