Mato Grosso: CGE participa de curso promovido pelo Tribunal de Contas sobre atuação em concessões e PPPs

A meta do treinamento foi o aperfeiçoamento do conhecimento do corpo técnico responsável pela atuação em concessões e parcerias público-privadas privadas (PPPs), no que se refere aos aspectos financeiros e à viabilidade econômica.

 

Com o objetivo de aprimorar e fortalecer os trabalhos da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), especificamente, no âmbito de auditoria e controle preventivo, os auditores do órgão de controle interno do Governo de Mato Grosso participaram, neste mês de dezembro, do Treinamento Especializado sobre Engenharia Econômica I e II, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).

 

A meta do treinamento foi o aperfeiçoamento do conhecimento do corpo técnico responsável pela atuação nos processos de concessões e parcerias públicas e privadas (PPPs), no que se refere aos aspectos financeiros e à viabilidade econômica.

 

No que concerne à Controladoria, o auditor da CGE Christian Pizzatto de Moura menciona os métodos apresentados podem contribuir na melhoria da apuração e otimização as análises, avaliações e orientações dos trabalhos de auditoria e controle feitas para o Poder Executivo Estadual.

 

“O poder público pode alcançar o objetivo na concessão de serviços e exploração de bens oferecendo preços de forma a remunerar de forma justa o capital empregado, bem como, identificando se existe viabilidade econômica até mesmo para a Administração executar obras diretamente”, argumenta o auditor.

 

A metodologia permite, por suas ferramentas, fazer uma análise do cenário, prever riscos e fazer comparações de alternativas. “Em resumo, emprega-se a engenharia econômica para avaliar a partir da comparação de alternativas qual a melhor opção para a realização de investimento, mediante licitação pela Lei nº 8.666/1993 ou concessão ou parceria pública e privada para alcançar investimento privado, com respectiva exploração”, explica Pizzatto.

 

Os métodos da engenharia econômica podem ser aplicados para analisar e avaliar, a título de exemplo, concessões de rodovias e renovação de concessão de serviços públicos, como de transporte público. O curso foi ministrado pelos professores Edson de Oliveira Pamplona e José Arnaldo Barro Montevechi, da Universidade Federal de Itajubá (MG).

 

Além de Pizzatto, participaram do treinamento os auditores do Estado: Paulo Farias Nazareth Netto, Renan José Duarte Batista, Silvio Leite de Barros Filho e Marcelo Henrique da Silva Soares.

 

Fonte:

LIGIANI SILVEIRA
Analista Administrativa/Assessora de Comunicação
(65) 3613-4017/99982-0209 (whatsapp)

www.controladoria.mt.gov.br

www.facebook.com/controladoriamt