Mato Grosso: Estado nomeia 15 novos auditores para fortalecer o controle interno

Em comemoração ao Dia do Auditor Interno, celebrado em 20 de novembro, o governador Mauro Mendes nomeou mais 15 auditores classificados no último concurso público para atuação na Controladoria Geral do Estado (CGE-MT). Com a convocação, publicada no Diário Oficial de terça-feira (16/11), o quadro de auditores do Estado será ampliado de 85 para 100, o que preenche os cargos criados para a carreira.

 

Os novos servidores nomeados foram classificados no concurso público realizado em 2015 para o cargo. Os convocados são:

 

1- LYS MARISA GONÇALVES
2- GREGORY DIEGO SACAL LEITE
3- STEPHANIE ALENCASTRO DA COSTA RIBEIRO
4- MÁRCIO DE ALMEIDA MONTEIRO DA COSTA
5- KLEBSON LEONARDO DE SOUZA SILVA
6- SANDRA BACANI
7- NICK ANDREW PEREIRA UGALDE
8- RONILDO BARBOSA DE SOUZA
9- CAUE QUEIROZ LEMOS
10- VALTER GETULIO PEDROTTI JUNIOR
11- DIEGO SILVA COSTA
12- DEUZI CRISTINI NUNES DA CUNHA
13- JOÃO VÍTOR PINHEIRO PERRI
14- GIOVANNA SFREDDO SALLA
15- ARIEL AFONSO PINHO

 

Para o secretário-controlador geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida, a nomeação dos novos auditores demonstra a preocupação do governador Mauro Mendes em fortalecer o sistema de controle interno do Poder Executivo, formado pelas atividades de Ouvidoria, Auditoria, Controle e Corregedoria, principalmente sob a perspectiva preventiva.

 

“O objetivo da ampliação da equipe é reforçar a atuação da CGE na prevenção a falhas, erros e desvios na gestão dos recursos públicos, fazendo com que os servidores e gestores tenham um maior assessoramento técnico no desenvolvimento das suas atividades”, destaca.

 

O reforço no quadro de auditores também possibilitará à CGE focar mais nas análises dos programas de governo para contribuir com os gestores estaduais no alcance dos objetivos das políticas de investimentos.  Nesse contexto, estão no radar da CGE 86 ações do Programa “Mais Mato Grosso” e dos programas do Plano Plurianual (PPA 2020-2023).

 

“A ideia é direcionar a atuação em riscos, controle e governança dos programas de governo para agregar valor à administração estadual e contribuir para a melhoria dos serviços públicos. Numa nova abordagem do controle interno, queremos cada vez mais reunir indicadores sobre programas de governo, testar se de fato o Governo do Estado alcançou o que foi idealizado e definido como prioridade”, pontua o titular da CGE.

 

Ganhará também mais celeridade à conclusão de processos administrativos contra servidores estaduais por infrações funcionais e contra fornecedores por descumprimento de regras contratuais e prática de atos ilícitos previstos na Lei Anticorrupção na execução de contratos com o Governo do Estado.

 

Com a ampliação do quadro de auditores, a CGE pretende também fortalecer o incentivo à transparência das ações públicas, como forma de contar cada vez mais com a parceria da população na fiscalização das atividades governamentais, na perspectiva de que o controle interno e o controle social são complementares.

 

Preparação

 

Antes de começarem a atuar de fato, os novos auditores serão submetidos a um programa de formação de cerca de 450 horas, com a abordagem de assuntos técnico-operacionais inerentes ao adequado desempenho das atribuições do cargo.

 

Do concurso de 2015, já haviam sido convocados 25 auditores, no ano de 2017. Agora, com a nova nomeação, foram chamados, no total, 40 auditores do último certame.

 

Dia do Auditor Interno

 

No Brasil, o Dia do Auditor Interno é comemorado anualmente em 20 de novembro. A data foi definida em alusão à fundação do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (Audibra), em 1960, em São Paulo.

 

Algumas das atribuições do auditor interno são: avaliação da gestão orçamentária, financeira e patrimonial; análise contábil, auditoria contábil e de programas governamentais; assessoramento especializado em todos os níveis funcionais do Sistema de Controle Interno (Ouvidoria, Auditoria, Controle e Corregedoria); avaliação dos resultados alcançados pelos gestores públicos.  

 

No Poder Executivo do Estado de Mato Grosso, o cargo é de carreira típica do Estado, exige ingresso mediante concurso público (de provas e títulos) para profissionais com formação de nível superior e registro no respectivo conselho de classe nas áreas de: Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Administração, Direito, Ciências da Computação e Economia.

 

Fonte:

Ligiani Silveira
Jornalista – DRT 0001259/MT
Analista Administrativo
Assessora de Comunicação da CGE-MT
(65) 3613-4017 / 99982-0209