Membros eleitos tomam posse no Conselho Superior da Cage

Os membros eleitos para o Conselho Superior da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (Cage), com mandato de 4 anos, estão empossados. Na última quinta-feira (3/9), o secretário adjunto da Fazenda, Jorge Luis Tonetto, procedeu à posse em sessão solene e virtual do Colegiado. Os auditores do Estado Guilherme Pinto de Lima, Guilherme das Neves Teixeira, Vera Rejane Goulart Gonçalves e Dionísio de Souza Nascimento da Silva passaram a integrar o Conselho, formado pelo contador e auditor-geral do Estado Rogerio da Silva Meira e pelos adjuntos Antônio Carlos Ferreira Kehrwald, Gilberto Fonseca Raymundo e Carlos Geminiano Rocha Rodrigues, além dos auditores Eduardo de Oliveira Garcia, Liege Munhós de Campos e Sérgio Luiz Buchmann, totalizando 11 membros.

 

O contador e auditor-geral do Estado do RS celebrou a chegada dos novos membros com um discurso de boas-vindas pautado na trajetória de realizações dos servidores nas áreas por onde passaram na Cage. Para Meira, a competência e a experiência acumulada dos auditores foram determinantes para que fossem escolhidos como representantes dos demais colegas. Antes de concluir, com a citação a importantes realizações já efetivadas na atual gestão, Meira destacou: “o Conselho tem cumprido com tudo aquilo que idealizamos pra ele há 10 anos, quando o colocamos na nossa Lei Orgânica. Estamos valorizando-o para que a gente tenha o envolvimento geral da Casa, para que consigamos fazer valer toda a nossa força de trabalho, toda a nossa estrutura em prol de encontrar as melhores soluções para o controle".

 

Dirigindo-se aos membros eleitos do Conselho, o secretário adjunto Tonetto, parabenizou-os pela conquista da confiança dos colegas que os elegeram, e destacou, sobretudo, a responsabilidade que disso decorre. Ressaltou também a tradição de conselhos na Fazenda e a respeitabilidade que conquistaram os colegas que deles fizeram parte ao longo da história.

 

Única mulher eleita, a auditora do Estado, Vera Rejane Goulart Gonçalves, fez distinção à qualidade dos novos membros que compõem o Conselho Superior da Cage, ressaltando a representatividade do grupo no enfrentamento aos desafios que se apresentam. Nesse sentido, segundo ela, integrar-se ao grupo pela vontade de seus colegas "traz em seu bojo o compromisso de trabalho em prol do Órgão de controle interno, do Estado e da sociedade gaúcha".

 

Reeleito para o Conselho, o auditor do Estado, Guilherme Pinto de Lima, manifestou a sua satisfação por novamente ter sido escolhido para representar seus colegas em mais uma gestão. Junto a esse sentimento, disse ele, "vêm uma imensa carga de responsabilidade que consiste em zelar pela preservação do Órgão, sem abrir mão da inovação e das ferramentas tecnológicas que nos circundam. Esse é o espírito que percebo em grande parte dos meus pares e que pretendo preservar no Conselho".

 

As atribuições do Conselho da Cage vão desde manifestar-se sobre o exercício da atividade dos auditores do Estado, em especial em processos de ética funcional e disciplinar, até propor iniciativas para qualificar a atuação do Órgão responsável pelo controle interno. Da sua composição, três membros são indicados pelo contador e auditor-geral do Estado e outros quatro são eleitos pelos servidores.

 

A cerimônia virtual de posse foi acompanhada por mais de 50 convidados, entre eles, os adjuntos da Cage, Antônio Carlos Ferreira Kehrwald, Gilberto Fonseca Raymundo e Carlos Geminiano Rocha Rodrigues; o subsecretário do Tesouro do Estado do RS, Bruno Queiroz Jatene; o corregedor-geral da Secretaria da Fazenda, Mario Luís Wünderlich dos Santos; e os diretores, Carlos Mario Lima de Souza, André Renato Facchinni e Flávio Pompermayer, mais o coordenador da Assessoria de Gestão Estratégica do Gabinete do Secretário da Fazenda, Rafael da Costa Passos; auditores do Estado e auditores-fiscais da Receita Estadual; chefes de Divisões e Seccionais da Cage; servidores da Fazenda e das três subsecretarias; além de dirigentes e representantes de entidades associativas e sindicais da categoria.

 

Fonte:

Ascom Sefaz / Cage