Mulheres no Controle: Conaci cria repositório online para incentivar a participação feminina no âmbito das ações institucionais desenvolvidas pelo Conselho e órgãos centrais de controle interno

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) apresentou e deliberou, na 40ª Reunião Técnica, o repositório online “Mulheres no Controle”. O objetivo da plataforma, que será somente para mulheres, é promover e incentivar a participação feminina no âmbito das ações institucionais dos órgãos centrais de controle interno e do próprio Conselho. Este repositório vai funcionar como uma rede profissional para cadastro de currículo, publicações e até hobbies das mulheres que atuam na área do controle.

Assim, esta resolução vai ao encontro do que dispõem as metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 5 – Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, no sentido de fomentar a participação ativa de mulheres em ambientes de tomada de decisão, fortalecendo, assim, valores e princípios de equidade de gênero, bem como o disposto expressamente no art. 5º, I, da Constituição Federal.

 

As mulheres cadastradas deverão atuar nas diversas áreas do controle, como auditoria, combate e prevenção à corrupção, integridade, gestão de riscos, transparência, correição e ouvidoria.

 

A secretária-executiva do Conaci, Renata Rezende, explica os motivos para a criação do repositório online. “De um modo geral, percebe-se ainda uma baixa presença feminina nos cargos de liderança. Em uma recente pesquisa realizada pelo Conaci, em conjunto com o Banco Mundial, constatamos que no âmbito das capitais, apenas 36.36% dos cargos de responsável pelas Unidades Centrais de Controle Interno são ocupados por mulheres. Nos estados, a situação é ainda pior, apenas 13,04%. É notória também a baixa participação das mulheres como palestrantes em eventos ou em conselhos de administração e fiscais.  Esses dados demostram como a desigualdade de gênero ainda marca uma forte presença em instituições e órgãos públicos e essa iniciativa do Conaci busca chamar a atenção dos nossos órgãos membros e da sociedade para essa disparidade, em busca de equidade.”

 

Confira a resolução AQUI