Nova plataforma passa a recepcionar manifestações das ouvidorias do Governo do Estado a partir deste domingo, 1º

02 de Dezembro de 2019 ← ver outras

Com isso, fica mais simples e acessível ao cidadão tocantinense manifestar a sua opinião, bem como fazer solicitações de acesso às informações.Com isso, fica mais simples e acessível ao cidadão tocantinense manifestar a sua opinião, bem como fazer solicitações de acesso às informações.

 

Neste domingo, 1º, passa a valer a adesão do Governo do Tocantins ao  Fala.BR, plataforma federal de ouvidoria e acesso à informação. Isso significa que as manifestações do cidadão referentes aos serviços ofertados pelo Governo do Estado passam a ser recepcionadas pelo sistema do Governo Federal. Ao mesmo tempo, o tratamento destas continua sendo realizado pela Controladoria-Geral do Estado, por meio da Ouvidoria-Geral do Estado, unidade administrativa do órgão.

Com isso, ficou mais simples, ágil e acessível ao cidadão tocantinense manifestar a sua opinião, bem como fazer solicitações de acesso às informações. “A adesão do nosso sistema de ouvidorias com essa plataforma federal é muito positiva, já que a integração das funcionalidades moderniza a operacionalização e facilita a vida dos usuários e dos gestores em todos os níveis de Governo, pois a interface mais amigável traz melhorias como no tratamento das manifestações, no cadastro e acesso dos usuários”, ressalta o secretário-chefe da Controladoria, Senivan Almeida de Arruda. 

 

O acesso aos canais de recepção da ouvidoria continuam os mesmos na internet, por telefone, carta ou na sede do órgão. O que muda é que ao acessar a plataforma pelo site da Ouvidoria – www.ouvidoria.to.gov.br, ou pelo Aplicativo OuvidoriaTO (para Android) ou ainda falar com a atendente virtual no Facebook Chatbot Carol, o usuário será direcionado ao Fala.BR que recepcionará todas as manifestações.

 

Plataforma

 

A plataforma é desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU) e integra os maiores sistemas governamentais de ouvidorias (e-Ouv) e de acesso à informação (e-Sic) do país. O sistema permite aos usuários fazer pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação e o Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos.

 

 “O sistema concentra em um único local as ferramentas de controle social, facilitando ao cidadão os meios para o contato com a Ouvidoria-Geral do Estado, onde pode solicitar acesso às informações em posse do Governo Estadual, fazer elogios, denunciar atos ilícitos praticados por agentes públicos, registrar reclamações e solicitações, além de enviar sugestões”, destaca a ouvidora-geral do Estado, Juliana Gobbo de Oliveira.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação

ascom@controladoria.to.gov.br     

 

63 3218-2434 / 63 98416-9057
 
Valdenice Rodrigues
Jornalista 
DRT 120/TO    
63 99294-6478 (WhatsApp e tel)

Gabriela Glória 
Jornalista 
DRT 590/TO
 



Escola de Controle Interno retoma atividades em fevereiro

A Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) inicia suas atividades de 2020 neste mês de fevereiro. A grade inclui ...

saiba mais

SCGE apoia projeto do TJPE para instalação da Ouvidoria da Mulher

A secretária da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), Érika Lacet, recebeu em seu gabinete, na tarde da quarta-feira, dia 22, a juíza Ana Veras, da Comarca d...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018