OGE auxilia Prefeitura de Bezerros a estruturar ouvidoria municipal

Na manhã da terça-feira, dia 19, a diretora da Ouvidoria-Geral do Estado (DOGE), Elisa Andrade, esteve reunida com o recém-nomeado ouvidor da Prefeitura de Bezerros, Wendes Oliveira. O encontro virtual ocorreu a pedido dele, que busca subsídios para melhor estruturar a ouvidoria do município, localizado no Agreste pernambucano, e que tem uma população estimada em mais de 60 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Na abertura da reunião, a diretora apresentou a estrutura da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) – vinculada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) –, ressaltando o trabalho desenvolvido pelas coordenadorias de Atendimento ao Cidadão (CAC), da Rede de Ouvidorias (CRO) e de Serviço de Informação ao Cidadão (CIC).

 

Elisa Andrade também falou sobre o acordo de cooperação técnica que a OGE/SCGE mantém com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe); a Rede OuvirPE, que engloba representantes das ouvidorias do Tribunal de Justiça (TJPE), do Ministério Público (MPPE), do Tribunal de Contas (TCE-PE) e da Assembleia Legislativa (Alepe); e as 62 unidades de ouvidorias que integram a OGE.

 

“Nosso papel é o de aproximar ainda mais o cidadão do Poder Executivo Estadual, por meio da ouvidoria ativa e do fomento ao controle social, como também o de estimular a implantação de ouvidorias, principalmente nas prefeituras – em atendimento ao inciso VII do art. 13 da Lei Estadual Nº 16.420/2018 –, e de apoiar as já existentes”, frisa.

 

Após a breve explanação da diretora da DOGE, a coordenadora da CAC, Zélia Correia, destacou o importante papel da ouvidoria como ferramenta de gestão e governança, destalhou a infraestrutura necessária para criar e manter o espaço de atendimento das manifestações e, ainda, enfatizou as habilidades humanas e técnicas que o ouvidor deve ter na condução dos trabalhos.

 

Zélia ainda orientou, dentre outras coisas, sobre as certificações pertinentes para as pessoas que atuam na ouvidoria, a importância da capacitação constante, a adesão às redes e associações de ouvidoria e a origem das manifestações. “Nossa intenção ao solicitar esse encontro foi a de alinhar as necessidades para desenvolver um bom trabalho na cidade. Para tanto, contamos com o apoio da OGE. Queremos ser um modelo de ouvidoria”, disse o ouvidor de Bezerros, Wendes Oliveira.

 

Também participaram da reunião Maria Luiza Trindade e Ana Luiza Chaves, respectivamente, coordenadora da CRO e chefe da Rede de Ouvidorias; além de Everton Ramos e Gabriela Santos, da ouvidoria da Prefeitura de Bezerros.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028