OGE de Pernambuco promove sua última reunião de monitoramento em 2019

A 4a Reunião de Monitoramento da Rede de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual em 2019 foi marcada com uma intensa programação. Realizado nesta quinta-feira, dia 28, o último encontro do ano contou com apresentação do planejamento da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) para 2020; exposição de cases; troca de experiências; e palestras motivacionais. No evento, que ocorreu no auditório da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), no bairro do Espinheiro, Recife, também foram comemorados os 11 anos de atividades da OGE.

 

Ao abrir a programação, Zélia Correia, diretora da Ouvidoria-Geral (DOGE/SCGE), anunciou a assinatura do protocolo de intenções da Rede Ouvir PE, no dia 09 de dezembro próximo, durante o “Seminário de Combate à Corrupção: governança e integridade no Estado de Pernambuco”. “A implantação da Rede, que envolve ouvidorias públicas e afins, é resultado de amplas discussões que vêm se consolidando desde 2017, dentro de uma proposta de disseminar conhecimentos e fortalecer a instituição Ouvidoria e o controle social de forma democrática, em todo o Estado”, disse.

 

A diretora também fez uma retrospectiva das ações realizadas em 2019, no intuito de alinhar procedimentos e estratégias, com a finalidade de atender o cidadão de forma ainda mais adequada; e apresentou os números de manifestações registradas pelas 62 ouvidorias que compõem a Rede Estadual. “De janeiro a outubro último, foram contabilizadas mais de 89 mil manifestações”, frisou Maria Luiza Trindade, da DOGE/SCGE, que coordena a Rede de Ouvidorias do Estado.

O planejamento previsto para 2020, o que inclui o calendário de reuniões de monitoramento; e a agenda de cursos e oficinas; também foi exposto por Zélia. Na sequência da programação do período da manhã, a psicóloga Beneria Donato proferiu palestra sobre “Felicidade e bem-estar: como a ciência pode contribuir para o seu dia a dia”, deixando a reflexão sobre “o que fazer para a vida valer a pena e como criar condições para isso?”.

 

À tarde, o ouvidor da Secretaria de Defesa Social (SDS), Jost Paulo, apresentou as ações itinerantes que são desenvolvidas na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no interior do Estado, convidando os ouvidores da Rede para participar das atividades. Já Airton Chaves, gestor governamental de Controle Interno da SCGE, fez explanação sobre o congresso de ouvidoria realizado, recentemente, em Salvador (BA). Ele antecipou alguns pontos importantes discutidos no evento, que serão compartilhados, de forma mais ampla, no primeiro encontro da Rede, em 2020.

 

Encerrando a programação, o comunicador social e terapeuta comunitário, Guga Zen, proferiu palestra em torno do tema “Plena atenção e escuta – uma relação necessária”. Em sua fala, destacou a importância de se colocar no lugar do outro para acolher a crítica de maneira mais adequada. "Eu sou o outro, em outra perspectiva. Por isso, o trabalho de ouvidoria deve ser feito de forma serena e com muita sabedoria", afirmou.

 

COMEMORAÇÃO – Em clima de festa – com direito a corte de bolo –, os representantes das 62 ouvidorias que compõem a Rede Estadual comemoraram os 11 anos da OGE, celebrados no dia 14 de outubro último. No decorrer deste tempo, a Ouvidoria-Geral do Estado – vinculada à SCGE – promoveu o fortalecimento da cidadania, aproximando a população pernambucana da gestão pública estadual e contribuindo com a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade.

“Estar junto da população, tanto da capital quanto do interior, ouvindo e registrando suas necessidades é recomendação do próprio governador Paulo Câmara. Isso por si só já demonstra a relevância da OGE neste período de existência”, destacou a secretária da SCGE e ouvidora-geral Érika Lacet.

LEGISLAÇÃO – Instituída em 14 de outubro de 2008 pelo Decreto 32.476, a OGE é responsável por receber, examinar e encaminhar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias aos órgãos e entidades da administração pública estadual, responsáveis por adotar as devidas providências sobre a área demandada.

O registro de manifestação de ouvidoria pode ser feito a qualquer tempo, basta o cidadão escolher entre os seguintes canais de comunicação disponíveis: site da OGE (www.ouvidoria.pe.gov.br); telefone (162 – ligação gratuita, inclusive de celular) ou e-mail (ouvidoria@ouvidoria.pe.gov.br) ou presencialmente.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028