Ouvidor fortalece a comunicação do Governo do Tocantins com o cidadão

A rede de ouvidorias do Poder Executivo Estadual conta com a Ouvidoria-Geral do Estado e mais 37 setoriais para atender as demandas da população

 

No dia 16 de março se comemora o Dia Nacional do Ouvidor. Esse é um posto-chave na gestão governamental, pois possibilita uma comunicação direta entra a Administração Pública e o cidadão. No âmbito do Governo do Tocantins, há a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), unidade administrativa da Controladoria-Geral do Estado (CGE), que acolhe as manifestações da população e atua como controle social à medida que analisa criticamente as demandas.

 

O processo de institucionalização da OGE, e das demais ouvidorias setoriais de cada órgão e entidade da Administração Estadual, teve início em 2013, com a publicação da Medida Provisória nº4. Isso possibilitou a implantação da rede de ouvidorias do Poder Executivo Estadual, que atualmente conta com a Ouvidoria-Geral e mais 37 unidades distribuídas entre os órgãos e entidades do Governo.

 

Desde então, essa é uma área que vem se fortalecendo no Governo do Tocantins, através do aprimoramento dos canais de diálogo com a comunidade. Além do site www.ouvidoria.to.gov.br, desde 2019 as manifestações também podem ser feitas pelo Aplicativo OuvidoriaTO (para Android) ou ainda através da atendente virtual Chatbot Carol no Facebook do órgão @cgetocantins.

 

“O reconhecimento legal trouxe fortalecimento às ouvidorias e consequentemente ao papel dos ouvidores e interlocutores, que são o principal elo entre a população e o Governo no processo de escuta. Esses profissionais garantem que a sociedade tenha voz junto aos órgãos públicos. Dessa forma, contribui-se para que haja uma maior transparência, participação social e prevenção à corrupção”, disse o secretário-chefe da CGE, Senivan Almeida de Arruda.

 

 

Fortalecimento

 

A adesão do Governo do Estado ao Fala.BR, plataforma federal de ouvidoria e acesso à informação, fortaleceu ainda mais a área na Administração Estadual. Isso tornou mais simples, ágil e acessível aos cidadãos se manifestarem.

 

Outro dado importante é que o prazo médio de resposta da rede de ouvidorias do Executivo Estadual é de 20,14 dias, sendo que a média nacional é de 30 dias.

 

Ouvidor

 

A ouvidora-geral do Estado, Juliana Gobbo de Oliveira, destaca que o ouvidor estabelece uma ponte entre Governo e o cidadão. “O ouvidor é merecedor de nosso respeito e admiração. É especial no desempenho da importante e nobre missão de garantir e dar voz ao cidadão em sua relação com o Estado, favorecendo o exercício da cidadania, a solução de conflitos e transformando manifestações em valorosas ferramentas de gestão”, comenta.

 

 

O jornalista Marcelo Gris, de Guaraí, município localizado na região central do Estado, destaca que em recente solicitação à OGE teve sua demanda atendida com agilidade e zelo.  “Precisei acessar uma resolução e só consegui concluir a pesquisa graças ao bom atendimento que tive na Ouvidoria-Geral do Estado. Por isso, fiz questão de registrar o elogio, pois valorizo muito quem nos atende com atenção”, completa.

 

Canais

 

Além dos canais digitais, a Ouvidoria-Geral do Estado atende através dos telefones 162 e (63) 3218-3073/2424/2573. Outras formas de contato com a Ouvidoria são através do e-mail ouvidoriageral@cge.to.gov.br; presencialmente, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede do órgão (Praça dos Girassóis, Esplanada das Secretarias, Avenida NS – 02, Prédio I, S/Nº – CEP 77.001-002) e ainda por carta que devem ser enviadas ao mesmo endereço informado.

 

Como surgiu a data

 

O Dia Nacional do Ouvidor é comemorado em 16 de março, pois nesta data, no ano de 1995, foi criada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO), em João Pessoa, na Paraíba. A data foi instituída pela Lei Federal nº 12.632/2012.

 

Fonte:

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