Ouvidoria em Ação chega ao Agreste pernambucano

08 de Julho de 2019 ← ver outras

Com o objetivo de expandir as atividades e ampliar o diálogo junto aos cidadãos, a Ouvidoria-Geral do Estado, vinculada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (OGE/SCGE), vai promover neste mês de julho uma série de iniciativas no interior pernambucano. Nesta edição, o Ouvidoria em Ação promoverá palestras e registros de manifestações nos municípios de Garanhuns e São Bento do Una, ambos na região Agreste, nos dias 19 e 25, respectivamente. Os participantes dos encontros terão a oportunidade de conhecer mais sobre o papel das ouvidorias, que já somam 62 unidades compondo a rede estadual.

 

“A participação da sociedade na governança pública é fundamental para a melhoria dos serviços prestados pela administração. Estar junto da população, tanto da capital quanto do interior, ouvindo e registrando suas necessidades é, inclusive, recomendação do próprio governador Paulo Câmara. Isso por si só já demonstra a relevância da realização desses encontros”, ressalta a secretária da SCGE e ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet.

 

Além de aproximar ainda mais o cidadão do Poder Executivo Estadual, por meio da ouvidoria ativa e do fomento ao controle social, a inciativa visa estimular a implantação de ouvidorias, principalmente nas prefeituras – em atendimento ao inciso VII do art. 13 da Lei Estadual nº 16.420/2018 –, garantindo o exercício do direito à cidadania em todas as esferas do governo.

 

O papel da Ouvidoria-Geral do Estado, cidadania, controle social, transparência pública e boas práticas em ouvidoria serão os temas abordados nas palestras e mesas de debates programadas. As experiências exitosas de ouvidorias municipais também farão parte da discussão. Em Garanhuns, o Ouvidoria em Ação acontecerá durante o 29o Festival de Inverno da cidade, das 8h às 17h30, no auditório do Serviço Social do Comércio (SESC). Já em São Bento do Una, a iniciativa será realizada das 8h às 16h30, na Escola Municipal Cônego João Rodrigues de Melo.

 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas nos sites da SCGE (www.scge.pe.gov.br), da Associação Municipalista de Pernambuco (www.amupe.org); da Associação Brasileira de Ouvidores(www.abopernambuco.org.br) ou diretamente nos links abaixo. As vagas são limitadas. A programação é aberta para ouvidores, gestores públicos e todas as pessoas interessadas na temática.

 

MANIFESTAÇÃO – Paralelo à programação de palestras e debates, o Ouvidoria em Ação fará a escuta ativa da população em parceria com a Ouvidoria da Secretaria de Defesa Social (SDS), que estará com uma estrutura móvel em Garanhuns, no período de 18 a 21, e em São Bento do Una, dias 24 e 25. O município de Lajedo, ainda no Agreste pernambucano, também será contemplado com essa iniciativa, nos dias 22 e 23.

 

PARCERIAS – Para a realização do Ouvidoria em Ação no interior do Estado, é fundamental o apoio dos parceiros da Escola de Controle Interno (ECI/SCGE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), AMUPE, União Europeia, ABO/PE, Casa Civil, SESC, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Prefeitura de São Bento do Una, Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ouvidoria-Geral da União (OGU) e ouvidorias municipais.

 

CONTATOS – Independente das ações presenciais, o registro de manifestação de ouvidoria pode ser feito a qualquer tempo, basta o cidadão escolher entre os seguintes canais de comunicação disponíveis: siteda OGE (www.ouvidoria.pe.gov.br); telefone (162 – ligação gratuita, inclusive de celular) ou e-mail (ouvidoria@ouvidoria.pe.gov.br).

 

INSCRIÇÃO GARANHUNS

INSCRIÇÃO SÃO BENTO DO UNA

 

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99849.0175
 

 



Controle interno do Estado em debate na SCGE

Mais de 80 representantes de Unidades de Controle Interno (UCIs) de instituições do Poder Executivo Estadual estiveram reunidos na manhã da última...

saiba mais

Ouvidoria-Geral do Estado promove monitoramento in loco

A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) acaba de lançar seu mais novo projeto. O “Monitoramento in loco” surge com o propósito de estreitar ainda mais a relação da O

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018