Ouvidoria-Geral do Estado: números de agosto mostram atendimento mais rápido e mais resolutivo ao usuário

Mês de agosto trouxe aumento do número de atendimentos a usuários do Sistema de Ouvidorias de Goiás e foi o mais demandado em 2021. No acumulado destes oito meses foram realizados mais de 55,4 mil atendimentos nas ouvidorias dos órgãos do Governo de Goiás, com tempo médio de resposta de sete dias, um dos melhores do País

 

Relatório da Ouvidoria-Geral, apresentado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), aponta que em agosto o Sistema de Ouvidorias de Goiás realizou 8.367 atendimentos, o que representa um crescimento de 12,7% em relação a julho. Agosto é, até o momento, o mês com o maior número de atendimentos realizados em 2021 pelas ouvidorias central e setoriais dos órgãos estaduais.

 

Considerando os últimos 90 dias, os números indicam que o Sistema de Ouvidorias de Goiás ganhou um ponto porcentual em relação aos resultados apresentados no trimestre anterior: o índice de resolutividade subiu de 65% para 66%, novo recorde do sistema. O tempo médio de respostas das manifestações baixou ainda mais no trimestre: de 7,4 dias para 7 dias, consolidando-se como um dos mais rápidos entre as ouvidorias públicas do País.

 

Para o superintendente de Participação Cidadã da CGE, Danilo Borges Garcia Carvalho, “vale destacar que apenas uma em cada três solicitações recebidas no mês de agosto foi de reclamação (34%). A maioria dos atendimentos, 43%, foi do campo solicitação, que normalmente está relacionado a esclarecimentos e busca de informações. Treze por cento se referiram ao campo comunicação; 5% a denúncias; 4% dos atendimentos foram relacionados à Lei de Acesso à Informação (LAI) e tivemos 1% de elogios”.

 

Órgãos mais demandados

 

As ouvidorias setoriais dos cinco órgãos mais demandados no último trimestre responderam por 74% de todas as manifestações, sendo que o mais demandado foi a Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), seguido de Ipasgo, Secretaria da Educação, Saneago e Detran.

 

Usuários consultados pela Ouvidoria-Geral que responderam a pesquisa sobre os atendimentos realizados atribuíram nota média 7,6 para o trabalho promovido pelas ouvidorias, cujo sistema é coordenado pela CGE-GO e que, nos oito primeiros meses deste ano, já computou mais de 55,4 mil atendimentos.

 

Os canais de acesso da população ao Sistema de Ouvidorias são o telefone 0800 000 0333, o site www.ouvidoria.go.gov.br, o e-mail ouvidoria@goias.gov.br, o Vapt-Vupt e presencialmente nas ouvidorias setoriais dos órgãos do Estado.

 

 

Fonte:

Comunicação Setorial

Controladoria-Geral do Estado de Goiás

F: 3201-5372/99979-4154