Ouvidorias do Estado têm no WhatsApp mais um canal de atendimento

Objetivo é facilitar acesso e manifestações da população aos órgãos que integram o Poder Executivo de Goiás. Em 2020, as ouvidorias setoriais superaram 71 mil atendimentos

 

A população conta agora com mais uma forma de acesso à Ouvidoria-Geral do Estado. O Governo de Goiás criou uma conta no aplicativo WhatsApp, em que qualquer pessoa pode interagir com a administração estadual. É só enviar mensagem para o número (62) 98324-0021, e o cidadão acessará os mesmos serviços disponíveis nos demais canais, que são o acesso on-line na internet (www.ouvidoria.go.gov.br), o e-mail ouvidoria@goias.gov.br ou presencialmente nos órgãos e nas unidades do Vapt Vupt.

 

No sistema de ouvidoria de Goiás, o usuário pode realizar agora, também pelo WhatsApp, sua manifestação de reclamação, denúncia, sugestão, elogio ou solicitação de informação por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). A Controladoria-Geral do Estado (CGE), que coordena o sistema de ouvidorias, tem trabalhado em conjunto com os órgãos no reforço das equipes e no pronto atendimento e resposta às manifestações realizadas.

 

Nesse momento de pandemia, em que muitos servidores atuam em teletrabalho, as ouvidorias públicas assumiram protagonismo por ser um dos principais canais de comunicação direta entre a população e a administração pública, daí o investimento do governo estadual nessa área. Os procedimentos foram alterados, as estruturas físicas e de pessoal reforçadas, os prazos para resposta ao cidadão tiveram de ser reduzidos e a qualidade e resolutividade das respostas melhoradas. Com isso, o prazo médio para responder as manifestações dos usuários foi reduzido de mais de 14 dias, em 2018, para seis dias em 2020 – um dos melhores índices das ouvidorias públicas do País.

 

Manual de ouvidoria

 

Em outra ação para melhorar o atendimento aos cidadãos, a CGE lançou este mês o Manual de Ouvidoria do Estado de Goiás. O objetivo é que todos os ouvidores tenham acesso, em tempo real, a um compêndio detalhado dos procedimentos que devem ser seguidos e adotados nos atendimentos ao cidadão pelos canais de ouvidoria, as atribuições das setoriais e como atuar na mediação de conflitos. Divulgado em formato eletrônico, o Manual de Ouvidoria está disponível também aos usuários no endereço www.controladoria.go.gov.br/manual-ouvidoria.

 

Em 2020, o sistema de ouvidoria de Goiás já superou 71 mil atendimentos, a partir dos quais foram registradas e encaminhadas aos órgãos 47,8 mil manifestações. O órgão mais demandado este ano foi a Seduc, seguida do Detran e da Saneago. O maior número de manifestações refere-se à Covid (29%), à saúde (11%) e ao trânsito (9%). Os canais mais utilizados são, na sequência, a internet (82%), telefone 162 (8%), Vapt Vupt Digital (6%) e e-mail (4%).

 

Considerado apenas o período da pandemia, com milhares de vidas em risco, entre os meses de abril e agosto as ouvidorias estaduais receberam um quantitativo de manifestações muito superior à demanda usual e, mesmo assim, foram capazes de reduzir para seis dias o prazo médio das respostas às manifestações apresentadas, um recorde nacional. O resultado alcançado pelas ouvidorias estaduais evidencia um governo focado em oferecer, cada vez mais, melhorias nos serviços públicos para a população.

 

Fonte:

Comunicação Setorial

Controladoria-Geral do Estado de Goiás

F: 3201-5372