Para oferecer melhores serviços à população, Estado realiza capacitações com ênfase na experiência do cidadão

A oficina está sendo realizada com ouvidores e responsáveis pela Carta de Serviços.

 

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará (Íris) iniciaram um trabalho conjunto e inovador: a Oficina de Padronização de Serviços Públicos. O objetivo é melhorar a experiência dos(as) cidadãos(ãs) no acesso aos serviços públicos através da simplificação da linguagem e da readequação de informações da Carta de Serviços.

 

A coordenadora geral do Íris, Jessika Moreira, contextualiza o projeto: “Essa ação conjunta faz parte da estratégia de transformação digital em curso no Governo do Ceará. E o objetivo da oficina é trazer mais inclusão e qualidade para que o Estado continue entregando ao cidadão e à cidadã políticas públicas e serviços de excelência”.

 

Durante a oficina, os participantes recebem conteúdos teóricos e práticos para escrever em uma linguagem mais acessível, por meio da técnica da Linguagem Simples. Além disso, a capacitação também trata de discussões essenciais para a boa compreensão da Carta de Serviços, como as que envolvem critérios para nomear adequadamente os serviços e definir a sua entrada nesse documento.

 

 

Caroline Gabriel, orientadora da Célula de Monitoramento das Demandas da Sociedade da CGE, explica como funciona a parceria: “O movimento por uma linguagem mais clara e acessível está ganhando força e já vem sendo adotado pelo Estado do Ceará em serviços disponibilizados ao cidadão. Assim, nossa parceria com o Íris funciona como uma espécie de troca de conhecimentos e experiências. A CGE, como gerenciadora da Carta de Serviços, vai auxiliar o laboratório no processo de adequação dos textos informativos disponíveis no serviço. Em contrapartida, o laboratório vai capacitar ouvidores e gerenciadores da Carta para que apliquem a técnica da Linguagem Simples, hoje utilizada em diversos governos”.

 

A oficina, que por enquanto é online, divide-se em módulos e acontece durante uma semana por mês. Participam representantes de 17 órgãos e entidades, selecionados por meio de critérios, como o de serviços mais procurados pelo cidadão.

 

Guia de Padronização de Serviços Públicos

 

Complementar à Oficina, o Guia de Padronização de Serviços Públicos contém todos os conteúdos abordados na capacitação e visa apoiar os(as) servidores(as) que fazem a atualização da Carta de Serviços.

 

A publicação traz o conjunto de diretrizes de Linguagem Simples do Estado do Ceará, os critérios para adicionar serviços à Carta, além de discussões sobre a necessidade de divisão e os cuidados com a nomeação dos serviços. Também estão presentes orientações para o preenchimento das informações obrigatórias da Carta de Serviços.

 

O que é a Carta de Serviços do Cidadão?

 

É uma espécie de documento virtual no qual o cidadão encontra de forma rápida e prática os serviços básicos oferecidos pelo Governo do Estado do Ceará. O documento está disponível no endereço eletrônico www.cartadeservicos.ce.gov.br ou através da aba “Serviços”, na plataforma Ceará Transparente.

 

Para saber mais sobre Linguagem Simples

 

O Íris LabGov tem produzido materiais para sensibilizar e treinar servidores(as) na adoção da técnica da Linguagem Simples. Entre eles, vale destacar:

 

–  10 passos para escrever textos mais acessíveis e claros usando a técnica da Linguagem Simples: https://bit.ly/ferramentasLS

 

–  Webinar “Linguagem Simples e Inteligência Artificial na Comunicação com o(a) cidadão(ã)”: https://www.egp.ce.gov.br/2020/05/19/irislabgov-linguagem-simples-e-inteligencia-artificial-na-comunicacao-com-ao-cidadao/

 

–  Artigo sobre Linguagem Simples, saúde pública e cidadania: https://bit.ly/LinguagemSimplesIris

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação CGE-CE

(85) 3101-3474

comunicacao@cge.ce.gov.br

www.cge.ce.gov.br | ouvidoria.ce.gov.br