Parceria entre SCGE e Alliance for Integrity gera capacitação na área de saúde

Impulsionando o início das suas atividades na região Nordeste, a Alliance for Integrity promoveu o primeiro treinamento digital de prevenção à corrupção, direcionado para todas as 12 Organizações Sociais de Saúde (OSS) que atuam na gestão de hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Pernambuco. O evento foi realizado em quatro sessões, nos dias 11, 13, 16 e 18 deste mês, dentro do programa “De empresa para empresas” (DEPE).

 

A iniciativa, que visa sensibilizar o maior número de empresas para a instituição de programas de integridade em suas estruturas, é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) e Alliance for Integrity. “As OSS fazem parte do escopo da Lei Estadual 16.722/2019, que exigirá a implantação de programa de integridade às empresas que contratarem com a administração pública estadual. Foi uma ação importante para iniciar o fomento de uma nova cultura nessas organizações, que têm um papel importante na política pública de saúde do Estado”, ressaltou a secretária da SCGE, Érika Lacet.

 

Como resultado do treinamento, de acordo com os organizadores, os representantes das 12 entidades participantes puderam se familiarizar com as diferentes medidas para aumentar a integridade em suas áreas de atuação. Na programação, eles viram, por exemplo, como desenvolver e implementar sistemas eficazes de prevenção à corrupção e discutiram diferentes tipos de atos ilícitos e zonas cinzentas. Tudo com foco no enfrentamento aos dilemas éticos, especialmente em tempos de crise de saúde.

 

Urbano Vicente, do Hospital Tricentenário, em Olinda, resumiu uma das principais lições aprendidas dizendo que “os incentivos podem promover uma cultura de integridade, enquanto as sanções são os constrangimentos necessários para fazer com que as empresas considerem que suas ações têm consequências também em nível profissional e pessoal”.

 

ACORDO – Além do treinamento voltado para a área de saúde do Estado, a parceria da SCGE com a Alliance for Integrity já rendeu um debate online no último dia 9, em torno do tema “Integridade empresarial: o caminho para um desenvolvimento sustentável”, com a participação de mais de 60 pessoas – entre representantes de pequenas e médias empresas, gestores públicos e sociedade civil. “Para o ano de 2021, já estamos articulando promover uma capacitação para as empresas da construção civil”, antecipou o diretor de Correição da SCGE, Filipe Castro.

 

PERFIL – A Alliance for Integrity é uma iniciativa global financiada pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha e apoiada por entidades interessadas no combate à corrupção. Para atingir este objetivo, promove a ação coletiva de todos os atores relevantes dos setores privado e público e da sociedade civil.

 

Com informações e foto da Alliance for Integrity

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028